Um gibi, um concurso e uma viagem espacial

Capa da revista em quadrinhos do menino-astronauta, criada por Ziraldo.

Você sabia que o Brasil fabrica foguetes e satélites? Que existem campos de lançamento no país? E que, em breve, vamos ter um astronauta brasileiro rumo ao espaço sideral? Se você anda no mundo da lua ultimamente e não está sabendo de nada disso, está na hora de conhecer o Programa Espacial Brasileiro. De quebra, você pode participar de um concurso de desenhos muito bacana e ganhar prêmios!

Como ficar por dentro de tudo isso? Basta ler as histórias de Jorge, o Menino-Astronauta, disponíveis no site da Agência Espacial Brasileira, entidade que promove o desenvolvimento das atividades espaciais no país. Jorge é o personagem principal de quadrinhos muito divertidos criados pelo famoso cartunista Ziraldo para apresentar o Programa Espacial Brasileiro.

Viajando com Jorge e suas histórias, você fica sabendo, por exemplo, como funciona uma base de lançamento de foguetes, para que servem os satélites e como eles são enviados para o espaço, entre outros “assuntos siderais”. Além disso, conhece as atividades que Agência Espacial Brasileira realiza no país. Quer ver só? Quem ainda não ouviu falar do astronauta brasileiro, Marcos César Pontes? Pois é! Foi a AEB quem negociou a sua missão espacial e ele deve voar rumo ao espaço no início de 2006.

Mas prepare-se para a notícia mais esperada: o concurso de desenho Brasil e o Espaço , que pretende incentivar a curiosidade dos alunos de todo o país sobre as pesquisas espaciais. Para participar, basta ter de 10 a 18 anos e estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Quem se aventurar, deve fazer um desenho sobre o Programa Espacial Brasileiro e mandar para AEB até o dia 25 de novembro.

O vencedor receberá um certificado de participação e fará uma visita ao complexo do Programa Espacial Brasileiro, em São José dos Campos, em São Paulo, onde são fabricados e testados satélites e foguetes. Em sua companhia, poderá levar o professor que o orientou na hora de fazer o desenho, também com as despesas de hospedagem e passagem pagas.

O que está esperando? Entre na internet, baixe sua revistinha, sua ficha de inscrição, fique por dentro do concurso e espere para saber se você será o grande vencedor. Boa sorte!

Saiba mais!
Leia também uma entrevista com o presidente da AEB para entender como funciona essa agência. Releia ainda uma entrevista com o astronauta brasileiro Marcos Pontes publicada em julho de 2004!


Matéria publicada em 15.11.2005

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.