Sorvete saudável

Quem adorou o texto sobre a química do sorvete vai gostar também desta notícia: cientistas da Universidade de São Paulo criaram uma fórmula dessa guloseima que, além de ser saborosa, é muito saudável. Isso é o que eu chamo de pesquisa deliciosa!

Além de saudável, o novo sorvete é uma delícia! (Foto: Marina Lamounier)

Além de saudável, o novo sorvete é uma delícia! (Foto: Marina Lamounier)

A nova receita contém ingredientes chamados prebióticos. Usados para substituir o açúcar e a gordura do sorvete, esses componentes mantêm a guloseima doce e cremosa sem fazer mal para a saúde. “Os prebióticos aumentam a absorção de minerais, protegem contra infecções e reduzem o risco de obesidade”, explica Marina Lamounier, técnologa de alimentos e coautora do projeto.

O sabor do sorvete fica por conta da mangaba, fruta típica do cerrado brasileiro que, além de deliciosa, é muito nutritiva. Cheia de minerais como o ferro e o magnésio, a mangaba também é fonte de vitamina C.

Mas será que um sorvete sem açúcar é mesmo gostoso? Para descobrir, a equipe convidou 100 pessoas para provar um sorvete de mangaba tradicional – com açúcar e gordura – e outro feito a partir da nova receita, que usa prebióticos para substituir esses ingredientes. Sem saber a diferença entre os sorvetes, os consumidores aprovaram as duas receitas.

mangaba

A mangaba contém minerais como ferro e magnésio e é fonte de vitamina C (Foto: Artur Corumba, Flickr/ CC BY-NC-AS 2.0)

Segundo Jocelem Salgado, agrônoma que coordenou a pesquisa, isso prova que a substituição do açúcar e da gordura pelos prebióticos não altera o sabor da sobremesa. “Os consumidores deram notas altas para as duas fórmulas e gostaram tanto da aparência quanto do sabor”, comemora.

O sorvete saudável ficou tão gostoso que nem os cientistas resistiram. “A melhor parte do estudo foi experimentar a versão final desta delícia gelada”, diz Jocelem. Agora, os pesquisadores trabalham para colocar o novo sorvete à venda nos supermercados. O Rex está ansioso para provar!

Matéria publicada em 28.03.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.