Sopa de teclinhas

Pare de ler este texto e dê uma boa olhada no teclado do seu computador. Reparou que as letras parecem estar distribuídas sem seguir uma ordem específica? Por que elas não são organizadas em ordem alfabética? Para responder essa pergunta, conversei com o engenheiro Alberto Raposo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Alberto explica que a organização do teclado foi criada, na verdade, para a avó do computador: a máquina de escrever. No início, as letras da máquina eram distribuídas em ordem alfabética. “Mas isso começou a dar problema porque, na máquina de escrever, a cada vez que se aperta uma letra, um bastão sobe e ‘carimba’ a letra no papel. No teclado em ordem alfabética, as pessoas digitavam rapidamente e os bastões acabavam enganchando uns nos outros”, explica o pesquisador.

Apelidada de QWERTY, a organização das letras no teclado do computador vale para todos os países que usam o mesmo alfabeto que o nosso. (foto: Flickr / janoma.cl / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.en_GB>CC BY 2.0</a>)

Apelidada de QWERTY, a organização das letras no teclado do computador vale para todos os países que usam o mesmo alfabeto que o nosso. (foto: Flickr / janoma.cl / CC BY 2.0)

Para tentar resolver esse problema, Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, criou a ordem atual das letras no teclado de computador. Apelidada de QWERTY – as seis primeiras letras do teclado –, essa organização diminui a velocidade de digitação e evita que os bastões das letras fiquem enganchados. “Os computadores simplesmente herdaram esse padrão”, diz Alberto.

Ainda que pareçam estar distribuídas aleatoriamente, o teclado QWERTY possui uma ordem, que foi desenvolvida com o apoio de Amos Densmore, educador que estudou a frequência com que pares de letras apareciam na língua inglesa. “Por exemplo, o par das letras t e h é o que aparece com mais frequência no inglês e elas ficam em lados opostos do teclado para tornar a digitação mais lenta”, comenta o engenheiro. Agora está explicado!

Matéria publicada em 24.03.2014

COMENTÁRIOS

  • ANA

    O QUE SIGUINIFICA SOPA DE TECLINHAS

    Publicado em 27 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.