Cobra comendo cobra!

Com toda a certeza você já ouviu a palavra ‘canibal’. Mas você sabe exatamente o que ela significa? Canibal é o animal que devora outro da mesma espécie. Para nós, humanos, esse comportamento pode parecer bem estranho, porém, na natureza, ele é considerado comum e até importante. Para esclarecer melhor esse assunto, que tal observarmos as serpentes?

Parece um sorriso, né? Só que não!
Foto Freepik

Elas comem insetos, anfíbios, aves, mamíferos e até indivíduos da própria espécie. Sim, as serpentes (popularmente chamadas de cobras) têm uma alimentação muito diversificada e algumas delas são canibais. A gente se espanta, mas diferentes razões ecológicas explicam por que esses répteis mantêm o hábito de comer seus iguais. 

Existem mais de quatro mil espécies de serpentes espalhadas pelo mundo. Elas são encontradas em todos os lugares do planeta, menos nas regiões polares. Famosas pelos seus botes, são carnívoras e ótimas caçadoras, ocupando o topo da cadeia alimentar. Isso significa que são predadoras vorazes, devido à sua agilidade e outras características.

Cobra-cipó (Chironius fuscus) em busca de uma presa.
Foto Omar M. Entiauspe-Neto

Bruna Beraldo Falcão
Laboratório de Estudos Zoológicos do Alto Paranapanema
Universidade Federal de São Carlos