Primatas do mundo

Os primatas estão entre os animais mais fascinantes da Terra, seja por sua inteligência ou por sua diversidade. Até hoje, já foram descritas 483 espécies desse grupo de mamíferos – sem contar a humana.

Em um esforço para reunir informações sobre elas, a Conservação Internacional, a União Internacional pela Conservação da Natureza e a editora Lynx Edicions lançaram um livro com fotos e ilustrações dos primatas do mundo. Foram incluídas 479 espécies – as quatro restantes foram descritas recentemente, após o fechamento da publicação.

A CHC Online selecionou algumas imagens incríveis para você, quer ver?

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”30″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″
center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Espalhados pelos quatro cantos do mundo, os primatas só não ocorrem naturalmente na Antártica. O Brasil é o país com mais espécies já observadas: 116, das quais 63 existem apenas aqui.

Apesar de sua riqueza e diversidade encantarem os humanos, o grupo dos primatas é um dos mais prejudicados pela ação do homem. “Cerca de metade das espécies está ameaçada principalmente pela caça e pela destruição das florestas onde vivem”, explica zoólogo Anthony Rylands, da Conservação Internacional.

Vários primatas estão à beira da extinção, como o lêmure Lepilemur septentrionalis, do norte de Madagascar. Estima-se que só existam 16 desses animais na natureza. “Porém, ameaça não é um conceito baseado simplesmente em termos de quantos restam”, diz Anthony. Ele explica que os cientistas também levam em conta a rapidez com que a população de uma espécie está diminuindo e a capacidade que ela tem de se recuperar.

Segundo o especialista, proteger os primatas é fundamental. “Além de serem extremamente interessantes por si próprios, esses animais são importantes para a regeneração das florestas, pois ajudam na dispersão de sementes e na polinização”, defende.

Matéria publicada em 11.06.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.