Parece, mas não é

Aposto que você já ouviu muitas vezes a frase “só acredito vendo”. Só que, ao contrário do que dizem por aí, nem tudo aquilo que vemos é verdade. Isso acontece porque o nosso cérebro pode nos enganar de vez em quando. Quer ver? O que você diria das linhas abaixo, por exemplo? Parecem seguir direções diferentes, não é?

Mas a verdade é que elas são paralelas! Esse efeito é conhecido como ilusão de óptica, uma interpretação equivocada que o cérebro faz de imagens captadas pelos olhos. Para entender melhor, que tal construir a sua própria ilusão de óptica? Você vai precisar apenas de um pedaço retangular de cartolina colorida, régua e canetas hidrocor.

O primeiro passo é traçar linhas horizontais paralelas que fiquem à distância de cinco centímetros umas das outras. Em seguida, desenhe os quadrados como mostra a figura. Depois, pinte alternadamente os quadrados. Quando terminar, olhe o desenho: as linhas parecem que deixam de ser paralelas!

Matéria publicada em 05.10.2004

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Catarina Chagas

Desde criança gosto de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.