Para pequenos curiosos

Quem não gosta de ir dormir ouvindo uma boa história? Foi pensando no que contar para os filhos na hora de ir para a cama que Flaviana Tavares, coordenadora do curso de engenharia química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, teve a ideia de escrever um livro.

Ela queria tratar de temas curiosos e interessantes para as crianças e, de tanta coisa legal que encontrou por aí, acabou publicando não apenas um, mas dez livros! A coleção Pequenos Curiosos traz tema sugeridos por crianças e desenhos feitos por ilustradores mirins. “As crianças foram convidadas por mim, após uma conversa com algumas sobre gostar de desenhar e colorir”, conta Flaviana.

A coleção Pequenos Curiosos traz vários temas de ciência. Os livros foram ilustrados por crianças! (Foto: Fernanda Turino)

A coleção Pequenos Curiosos traz vários temas de ciência. Os livros foram ilustrados por crianças! (Foto: Fernanda Turino)

Os livros trazem temas variados, que vão desde o petróleo do pré-sal até o doce do algodão-doce, passando por fogos de artifício, micróbios e até sapos. Cada obra começa com uma história do dia a dia, e segue o enredo com muitas curiosidades científicas.

“Estamos elaborando uma página virtual para que todos os interessados consigam baixar os livros e preparando uma nova coleção, com outros temas”, conta Flaviana. “Espero também que mais crianças se animem e enviem seus desenhos para serem publicados virtualmente”.

E você, caro leitor, já pensou em transformar suas ideias em livro? Você pode formar uma equipe com seus amigos: depois de discutirem o tema juntos, um dos participantes escreve a história, outro cuida das ilustrações, e outro ainda faz a pesquisa do conteúdo científico… Ou todos colaboram em todas as etapas! Que tal?

Matéria publicada em 28.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.