Os membros honorários da Redação

Os primeiros desenhos de leitores publicados pela CHC: tigre carro de fórmula 1, caracol montanha-russa, tartarubarco e Caracol táxi.

Há muito tempo os leitores da CHC estão presentes no dia-a-dia da Redação. Para você ter uma idéia, quando a revista ainda era um encarte e estava apenas em sua quinta edição, nem existia seção de cartas, mas o leitor Lúcio Pereira Mello nos enviou uma pergunta: por que a água da Terra não derrama?

É claro que corremos atrás da resposta! E vinte anos depois, nossos leitores continuam curiosos e sempre enviam questões que, muitas vezes, viram tema de textos da revista. O exemplo mais recente é o de um leitor que mandou um e-mail para a CHC perguntando: por que as figurinhas desgrudam do álbum depois de algum tempo? Pois a idéia foi anotada e vai aparecer na seção Por quê? da CHC em breve!

Quem lê a CHC, no entanto, não apenas abastece os jornalistas com sugestões de temas para a revista. Também dá um colorido especial às edições, com suas cartas enfeitadas e seus desenhos. Emiliano Tolívia, Luís Eduardo Correia e Márcia Panerai, por exemplo, podem se orgulhar de serem os primeiros leitores a terem desenhos publicados na CHC . Os bichos-máquinas criados por eles apareceram na revista de número sete!

Além de desenhos, muitas cartas enviadas à Redação também trazem outra surpresa: fotos. É a oportunidade de vermos de pertinho como são os nossos leitores. Mas não é só. Há ainda as cartas que servem como um puxão de orelha. Na CHC 92, por exemplo, publicamos um experimento chamado pilha de limão. Nessa atividade, a fruta, ligada a um arame de cobre e outro de zinco, acende uma lâmpada. Mas quem disse que nossos leitores conseguiram fazê-la? Choveram cartas e telefonemas na Redação: a receita não funcionava! Resultado? Testamos o experimento e percebemos o erro: em vez de usar uma lâmpada de lanterna, como sugerido no texto, o certo era empregar uma lâmpada de controle remoto, que necessita de pouca energia.

Carta enviada por Douglas da Silva Celestino, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O que seria da CHC sem seus leitores, não é? Quando a revista agrada, chovem elogios. Quando algo escapou, eles estão alerta para nos avisar. Por isso é que a Redação da revista trabalha com afinco para fazer sempre o melhor para quem lê a CHC.

Ah! E se você, como Lúcio Pereira Mello, também gostaria de saber por que a água da Terra não derrama, anote a resposta publicada há cerca de 20 anos, mas que continua válida até hoje: “A água não derrama pela mesma razão pela qual você não despenca para fora da Terra. Existe uma força, a força da gravidade, que puxa todos os corpos materiais (você, eu, o mar, as pedras…) em direção ao centro da bola enorme que é a Terra.”

Só mesmo a CHC para tirar dúvidas como essa! E há 20 anos!

Matéria publicada em 14.11.2006

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.