Oito dias de diversão e descobertas

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano é criatividade e inovação, escolhido por causa dos cem anos do vôo do 14 Bis , o primeiro avião da História.

De 16 a 23 de outubro, você tem muitas chances de se divertir a valer pelo país. Isso porque, em todo o Brasil, acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Desde 2004, sempre no mês de outubro, o evento sacode o país com uma programação repleta de atividades bacanas, que buscam mostrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia e como ela é importante para o desenvolvimento do Brasil.

Como ocorreu nos anos anteriores, em 2006, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também tem um tema: criatividade e inovação. Ele foi escolhido por conta de um feito muito especial, realizado por um brasileiro há exatos cem anos. Nos dias 23 de outubro e 12 de novembro de 1906, Alberto Santos-Dumont apresentou ao mundo o 14 Bis , o primeiro avião da História. O pai da aviação – que costumava dizer que as invenções são, sobretudo, resultado de um trabalho teimoso – representa como ninguém o tema proposto pela semana: criativo, Santos-Dumont inventou mais de 20 aeronaves e balões dirigíveis. Inovador, foi o primeiro a usar, com sucesso, um motor a petróleo em balões.

 

Muitos eventos vão homenagear Santos-Dumont, que inventou mais de 20 aeronaves e balões dirigíveis.

Não é à toa, portanto, que muitos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2006 vão homenagear Santos-Dumont. No Rio de Janeiro, por exemplo, uma réplica do 14 Bis ficará em exposição no Aterro do Flamengo de 19 a 22 de outubro, das 8h às 18h, e ganhará os céus no dia 25, quarta-feira, no Jockey Clube. Em Brasília, o vôo irá ocorrer no domingo, dia 22, às 16h, em um lugar muito especial: a Esplanada dos Ministérios.

Mas Santos-Dumont não é o único protagonista desta festa. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também tem muitas outras atrações ligadas à ciência em geral. Recife, por exemplo, sai na frente e já no dia 15 de outubro, domingo, realiza a Caravana da Ciência, no Pólo Parque de Jiquiá. Das 10h às 14h, micro-ônibus equipados com planetários infláveis e telescópios, que irão oferecer ainda oficinas de montagem e lançamento de mini-foguetes, estarão à disposição do público. Já no Amazonas, de 16 a 20 de outubro, das 14h às 17h, um mostra apresenta insetos noturnos na Escola Superior de Tecnologia, enquanto, em Porto Alegre, acontece uma exposição de robôs no Mercado Público, de 16 a 18 de outubro, das 9h às 18h.

Porém, essas são apenas algumas das muitas atrações da semana. Para conhecer a programação completa do seu estado, visite o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e clique em ‘eventos cadastrados’. Monte seu roteiro e divirta-se, porque a ciência vai tomar conta do Brasil!

A CHC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Como não poderia deixar de ser, a CHC marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2006. O Instituto Ciência Hoje irá manter stands no Rio de Janeiro, em diversos locais, e realizará oficinas de confecção de aviões de papel que lembram o 14 Bis . Haverá ainda a distribuição gratuita de um folder que reúne experimentos já publicados na CHC e palestras feitas por cientistas sobre temas curiosos da ciência. Confira a programação completa abaixo e compareça!
Oficinas de aviões de papel:
– De 16 a 20 de outubro, das 9h às 18h, no stand do Instituto Ciência Hoje localizado na tenda montada no Largo da Carioca.
– Dia 17 de outubro, das 9h às 16h, na Barca da Ciência, que cumprirá o trajeto Niterói-Rio de Janeiro-Niterói.
– De 19 a 22 de outubro, das 9 às 18h, no stand do Instituto Ciência Hoje localizado na tenda montada no Aterro do Flamengo.
Palestras:
Venha saber mais sobre os insetos e admirar esses incríveis habitantes da natureza em bonitas fotos e breves vídeos.
– Dia 17 de outubro, às 11h20 e 13h20, no auditório da tenda do Largo da Carioca.
– Dia 19 de outubro, às 8h40 e ao meio-dia, no auditório da tenda do Aterro do Flamengo.
Qual a importância dos pêlos, penas e escamas para os animais? O que é evolução? É hora de descobrir a resposta dessas perguntas!
-Dia 21 de outubro, ao meio-dia e às 14h40, no auditório da tenda do Aterro do Flamengo.
Golfinhos e baleias: informações curiosas sobre esses interessantes animais aquáticos.
– Dia 22 de outubro, ao meio-dia e às 14h40, no auditório da tenda montada no Aterro do Flamengo.

Matéria publicada em 08.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.