Oficina de arte do tempo da pedra


Arqueólogo escava a mais antiga oficina de arte já encontrada até hoje, na caverna de Blombos, na África do Sul. (foto: Grethe Moell Pedersen)

Você já deve ter visto ou ouvido falar de pinturas rupestres, aqueles desenhos feitos pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. As mais antigas pinturas desse tipo encontradas até hoje tinham cerca de 60 mil anos. Isso é muito tempo, mas, agora, uma equipe de pesquisadores sul-africanos, franceses, australianos e noruegueses descobriu uma oficina de arte muito mais antiga, com 100 mil anos!

A incrível descoberta foi feita em uma escavação na caverna de Blombo, na África do Sul. Lá, os arqueólogos encontraram duas conchas recheadas com ocre, a mais antiga tinta conhecida – feita à base de terra, água e gordura retirada de ossos de animais.

O líder da pesquisa, Christopher Henshilwood, da Universidade de Witwaterstand, na África do Sul, acredita que a tinta era usada pelos primeiros humanos para decorar e pintar objetos e também o próprio corpo.

“Não podemos afirmar com certeza para que eles usavam o ocre, mas é muito provável que fosse para decoração e para proteger a pele contra o Sol, como uma espécie de protetor solar”, diz o arqueólogo.

Seja lá qual for a utilidade da tinta, a descoberta mostra que os homens daquela época já eram bem desenvolvidos, pois conseguiam até combinar diferentes ingredientes para criar uma nova substância.

“Eles sabiam o que estavam fazendo: coletavam o tipo de terra perfeito, a amassavam com martelos de pedra e misturavam com gordura de ossos de animais para fazer o ocre”, explica Christopher. “Com certeza, eles entediam um pouco de química!”

 

Matéria publicada em 20.10.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.