O peixe na cueca e outras histórias

Como você sabe, os portugueses chegaram ao Brasil em 1500. Aqui, encontraram os índios que já habitavam nossas terras. Anos mais tarde, nossos colonizadores trouxeram para cá escravos vindos da África. Dessa mistura de etnias nasceram os caiçaras, um povo cheio de tradições vindas desses três diferentes povos.

Nas comunidades caiçaras, é comum usar plantas e chás especiais para tratar doenças (Imagem: Reprodução)

Sua cultura encantou a artista e educadora Marie Ange Bordas, que resolveu conviver com eles de pertinho para conhecê-los melhor. O resultado está no livro Manual da criança caiçara, lançado pela editora Peirópolis.

Ouça nosso bate-papo com Marie na Rádio CHC

No Manual você vai encontrar muitas histórias curiosas. Uma delas, imagine, é a de um menino que descobriu uma técnica bem diferente de pescar. Em vez de usar a tarrafa, o puçá e o covo – instrumentos de pesca mais usados pelos caiçaras –, ele consegue capturar um peixinho com a própria cueca, após soltar um tremendo pum!

Você também vai ler a história de Lucas, um menino que é bisneto, neto e sobrinho de pescadores. Não por acaso, ele adora peixes – na pescaria ou até na pesquisa: no futuro, ele quer ser biólogo marinho. Em seu diário, Lucas fala dos perigos da pesca predatória e da importância da pesca artesanal, bem menos agressiva ao meio ambiente.

O 'Manual da criança caiçara' traz histórias curiosas sobre esse povo (Imagem: Reprodução)

Um detalhe legal é que Marie escreveu o Manual com a ajuda das crianças caiçaras da Barra do Ribeira. Ele é cheio de fotos e ilustrações e conta as mais diversas tradições e costumes desse povo. Um exemplo é o fandango, uma dança típica que faz muito sucesso entre os caiçaras no Carnaval e na Páscoa. Nos bailes, não podem faltar a rabeca, viola e pandeiro.

Sorteio no Clube do Rex
Ficou interessado no livro Manual da criança caiçara? Então, cruze os dedos, porque o Clube do Rex, em uma parceria da CHC com a Editora Peirópolis, vai sortear um exemplar entre seus membros! Ainda não faz parte desse Clube? Então corra para se cadastrar! O sorteio acontece dia 29 de fevereiro.

Matéria publicada em 20.02.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.