O mundo maravilhoso dos experimentos

Uma exposição em que é permitido tocar em tudo existe? Existe sim e está na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro. Lá, você não só pode como deve mexer em tudo, além de se divertir e aprender à beça com os experimentos interativos!

Graças à inércia, quem sentar na cadeira acima vai girar sem parar. Cuidado para não ficar tonto!

Você pode começar a sua expedição pela mostra sentado em uma cadeira. Mas não em uma cadeira qualquer: essa lembra um elevador, pois pode ser levantada com a ajuda de roldanas, que são discos por onde passam cordas. Instrutores vão ajudar a puxar a corda para elevar a cadeira e explicar como funciona um elevador de verdade.

Mais adiante, há outra cadeira. Quem sentar nela vai fazer vários movimentos giratórios e saber mais sobre uma lei da física conhecida como inércia (ela afirma que, se um corpo está parado, permanecerá assim, a menos que haja uma força para colocá-lo em movimento). Na cadeira giratória, você pode observar bem como isso acontece ‐ com a ajuda e as explicações dos monitores, é claro!

A brincadeira não pára! Uma câmara escura está à sua espera com vários experimentos. Dentro dela, descobre-se a relação das cores com a luz e é até possível aprender mágicas feitas no circo. Por exemplo: já ouviu falar na mulher que vira um macaco em pleno picadeiro? A famosa Conga, mulher-gorila? Na mostra da Casa da Ciência, monitores explicam como acontece essa transformação e fazem até o truque com a ajuda de quem estiver por perto! O escolhido pode até ser você. Mas, calma: ninguém vai transformá-lo em macaco. Apenas seu reflexo, na hora, pode ser substituído pela imagem de outra pessoa em um espelho. É tudo ilusão, mas que parece de verdade parece…

Experimentos com as propriedades do som e dos espelhos estão entre as atrações da exposição Descubra e Divirta-se

E vamos em frente, porque mais adiante há um caleidoscópio. Sabe o que é isso? Não? É um objeto que nos permite ver formas interessantes. Numa caixa revestida de espelhos, são colocados pequenos pedaços de vidro. Lá dentro, a imagem desses vidros é refletida. Nada demais? Você é que pensa… Quando olhamos por um buraco feito na caixa, imagens curiosas aparecem como mágica! Basta um leve toque no caleidoscópio para que essas figuras mudem, dando lugar a outras formas, para encanto de quem as observa.

Além desses experimentos há váááários outros muito legais! Você pode fabricar ventos e descobrir como se formam os tornados; brincar com seu reflexo disforme em um grande espelho; pedalar em bicicletas e gerar energia capaz de ligar um rádio, um ventilador e outros aparelhos; além de arrepiar os cabelos e aprender sobre eletricidade no gerador de Van Der Graaf. Essa máquina é equipada com uma esfera de metal capaz de gerar energia e, quando você a toca, a eletricidade armazenada nela é liberada em seu corpo. Mas fique tranqüilo! Você não vai tomar um choque. Só terá os cabelos em pé e perceberá que essa exposição da Casa da Ciência é mesmo de arrepiar!

Exposição Descubra e Divirta-se
De terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. Grátis! Até três de abril.
Casa da Ciência: R. Lauro Muller, 3 – Botafogo – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2542-7494

Matéria publicada em 08.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.