O longo caminho de volta

Seres metade mulher metade pássaro foram apenas algumas das medonhas criaturas enfrentadas por Ulisses na Odisséia

Dez anos depois de ter ajudado os exércitos gregos a vencer a guerra de Tróia, Ulisses ainda não havia voltado para casa. Todos os reis e generais que tinham participado da guerra já tinham voltado a suas cidades. Quase todos achavam que ele havia morrido. Na verdade, ele quase morreu: no caminho de volta, teve que enfrentar inúmeros perigos. Na Odisséia, Homero conta a história do retorno de Ulisses à ilha de Ítaca, da qual ele era rei.

Foram vários os obstáculos que deixaram o herói longe de casa. Ele ficou anos preso em uma ilha, foi atingido por tempestades e até naufragou. Sem falar em todos os monstros, feiticeiras e deuses enfurecidos que pareciam fazer de tudo para atrapalhar sua vida.

Enquanto isso, em Ítaca, a esposa de Ulisses, a rainha Penélope, esperava pelo marido. Os príncipes das ilhas vizinhas fizeram-lhe insistentes propostas de casamento. Mas ela recusou todas, pois acreditava que seu marido ainda iria retornar.

Será que Ulisses conseguirá chegar a sua ilha? E se conseguir, será que Penélope ainda estará esperando por ele? Ou já terá se casado com algum dos príncipes pretendentes? Não deixe de ler o livro para saber todas essas respostas: é diversão na certa!

Matéria publicada em 09.02.2000

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.