O apogeu do gênio

Quando chegou a Milão, Da Vinci prometeu ao duque da cidade, Ludovico Sforza, que construiria máquinas de guerra para protegê-la de invasores. Na época, a França tentava invadir a Itália para expandir seu território. Ele fez muitos desenhos de caminhões, metralhadoras, carros de combate, barcos e todo o tipo de equipamento de guerra. Alguns davam a impressão de que funcionariam; outros pareciam que nunca iriam sair do papel. No entanto, nada chegou a ser construído.

Leonardo desenhou muitas máquinas de guerra, como a besta gigante e o carro blindado acima

Em Milão, Da Vinci também estudou anatomia, botânica, geologia e matemática — sempre fazendo desenhos sobre esses assuntos. O cientista também dedicou algumas de suas pesquisas mais valiosas ao estudo da estática e dinâmica. Assim, pôde desenvolver pontes móveis e máquinas destinadas à limpeza e dragagem de canais.

Como também não abandonou a pintura, o artista criou obras-primas durante esse período. A tela A virgem dos rochedos , por exemplo, é considerada uma da mais importantes na História da Arte. Pela primeira vez, um quadro dá a impressão de ter três dimensões — altura, comprimento e largura. Quem observasse o quadro teria a impressão de enxergar o fundo cada vez mais longe.

A Virgem dos Rochedos (1488)

O afresco A última ceia , que mostra a última refeição de Jesus Cristo com seus 12 apóstolos, é a maior obra de Leonardo da Vinci e foi pintado também nessa época. Ele é chamado de afresco porque a pintura foi feita diretamente sobre a parede da Igreja de Santa Maria das Graças, em Milão, quando ela tinha acabado de ser construída e… estava com a massa ainda fresca!

Em 1499, tropas francesas invadiram Milão. Por isso, Da Vinci voltou a Florença, agora como artista consagrado. Em 1503, a cidade de Pisa, próxima à Florença, foi cercada por inimigos. Da Vinci fez então um projeto para construir um canal que desviaria o curso do rio Arno, que passa atrás da cidade — a idéia era cortar o acesso a Pisa pelo mar. Mas esse canal nunca foi construído.

No mesmo ano, o artista pintou aquele que mais tarde se tornaria um dos quadros mais famosos do mundo: A Mona Lisa. A obra também é chamada de La Gioconda por se tratar do retrato da mulher de um rico comerciante chamado Francesco Del Giocondo. Na pintura, a mulher aparece com um misterioso olhar e um sorriso que chamou a atenção do mundo inteiro. Comenta-se que o pintor contratou cômicos para manter sua modelo entretida e contente enquanto pintava. Depois desse quadro, Da Vinci pintou poucas telas.

A Mona Lisa (1503)

De volta a Milão em 1506, ele retomou seus estudos científicos e ficou com pouco tempo para se dedicar à pintura. Da Vinci estudou e desenvolveu trabalhos em mecânica, matemática, ótica e, como se não bastasse, também se interessou pela anatomia. Consta que, entre 1490 e 1513, Da Vinci fez algumas anotações onde comenta a possibilidade de construir um telescópio.

Em 1513, Da Vinci foi para Roma, onde se dedicou aos estudos matemáticos. Após três anos, o artista foi nomeado primeiro-pintor, engenheiro e arquiteto do rei Francisco I da França. Ele mudou-se para aquele país, onde continuou seus estudos até morrer em 1519.

Matéria publicada em 16.04.2002

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Sarita Coelho

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.