Mãos à obra!

Você, que lê todos os meses a Ciência Hoje das Crianças , responda rápido: do que é que você mais gosta na revista? Se sua seção predileta é a que apresenta os experimentos propostos por Rex, Diná e Zíper, temos uma boa notícia para você! É que acaba de ser lançado um livro com a sugestão de dezenas de experimentos que você pode fazer em casa ou na escola.

Descobrindo a ciência pela arte , escrito pelas americanas MaryAnn Kohl e Jean Potter, propõe experimentos com materiais do cotidiano para demonstrar conceitos científicos. As atividades exploram noções como magnetismo, gravidade, germinação, fotossíntese, erosão e muitas outras.

O livro é dividido em cinco partes, que exploram grandes domínios das ciências: água & ar, luz & visão, movimento & energia, reação & matéria ou natureza & terra. Ao fim de cada experiência, um breve parágrafo expõe o princípio científico em que se baseia a atividade.

Os experimentos se dirigem a crianças de três a dez anos de idade. A maioria das atividades pode ser realizada sem maiores complicações, embora algumas sejam bastante complexas. Os materiais usados são os mais diversos. Alguns são muito corriqueiros e fáceis de encontrar, mas outros podem dar trabalho — como marshmallows em miniatura ressecados, sais de Epson ou slides velhos…

Para pais e professores, o livro traz dicas importantes, como a idade a partir da qual cada experimento é recomendado ou ícones que indicam a dificuldade da realização da atividade ou a necessidade da ajuda de um adulto ou de outra criança. Ao final, existe um glossário de conceitos científicos e um índice prático em que os experimentos são organizados pelo tipo de material adotado.

E então, ficou animado? Escolha um experimento e mãos à obra!

Descobrindo a ciência pela arte: propostas de experiências