Se você gosta de catar conchinhas quando passeia pela praia, está na hora de repensar. Um estudo feito por pesquisadores da Espanha e dos Estados Unidos mostrou que, apesar de divertido, o hábito pode prejudicar animais que usam as conchas como abrigo.
A pesquisa foi feita na praia Llarga, em Barcelona, na Espanha. Entre os anos de 2008 e 2010, os pesquisadores foram mensalmente a uma parte da praia e contaram o número de conchas das espécies Chamelea gallina, Donax trunculus e Donax semistriatus que estavam ali. Tais espécies foram escolhidas porque são predominantes em Llarga.

Chamelea gallina é uma das espécies predominantes na praia espanhola. (foto: Hans Hillewaert / Wikimedia Commons)
Essa mesma contagem havia sido feita há um tempão, entre os anos de 1978 e 1981, exatamente no mesmo local. Nessa época, os pesquisadores encontraram 1500 conchas, mas agora, trinta anos depois, contaram apenas 580. Segundo a equipe, a queda de 60% no número de conchas coincide com o aumento no número de turistas, que triplicou nas últimas três décadas.
Segundo o geobiólogo e coautor do estudo Michal Kowalewski, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, a falta de conchas na praia pode prejudicar muitos seres vivos. “As conchas proporcionam abrigo para peixes e caranguejos e são habitadas por vários pequenos organismos que as usam como abrigo ou fonte de cálcio”, explica. “Além disso, também servem como superfície para plantas marinhas como a grama do mar.”
Michal também explica que, como o ambiente ao redor da praia não se modificou ao longo do tempo, a queda no número de conchas provavelmente está associada ao aumento de visitantes. “O número de conchas caía principalmente nos meses entre junho e agosto, quando a praia estava mais cheia de turistas”, completa.
Além da coleta das conchas pelos turistas, atividades como a passagem de carros pela areia, a presença de embarcações e a realização de escavações na praia também causam o sumiço das conchas.
Agora você já sabe: quando for à praia, pode admirar a beleza das conchas à vontade, mas nada de levá-las pra casa!
Anna Elise
Vou contar isso para meus colegas e para meus conhecidos , para eles, quando forem a praia não pegarem conchas!
Publicado em 24 de março de 2019
Adrielly Cardoso
Eu adoro conchas, mas tudo bem, nao vou pegar mais, por causa dos bichinhos
Publicado em 21 de maio de 2020
Leila e Bruna
Não tinha ideia de que isso podia fazer mal ao meio ambiente. Não voltarei a catar conchas, apenas as contemplarei em seu ambiente natural.c
Publicado em 7 de abril de 2021