Laboratório virtual

Você sabe descascar um ovo sem usar as mãos? Não? É fácil, basta colocá-lo em um pote cheio de vinagre e esperar, esperar, esperar… Pronto! Nem sinal da casca. Curioso, não? O cálcio presente na casca reage com o vinagre, liberando gás carbônico e, por fim, restam apenas gema e clara.

Quem dá a dica é a professora Aline Freire, da turma 1501 no Ciep Barão de Itararé, no Rio de Janeiro. Participante do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), ela criou um blogue especialmente para registrar os experimentos que desenvolve para seus alunos. A página ficou tão bacana que ganhou até prêmio: o 2º lugar na categoria ‘Blogs de Rioeducadores’, do Troféu Rioeduca 2011.

Ao participar de um circuito de oficinas do PCHAE, em fevereiro, Aline viveu intensamente a arte de preparar atividades experimentais com física, química e biologia, além de, claro, usar a CHC para tornar sua aula ainda mais completa e animada. “Dá trabalho, mas é muito gratificante. A aula fica mais interessante e os alunos se sentem valorizados”, conta a professora.

O blogue foi uma forma de guardar as boas ideias e compartilhá-las com outros interessados. Nele, Aline apresenta os experimentos realizados, que viraram vídeos e até fotonovela. Se você ficou curioso, aproveite e faça uma visita ao blogue Experiências Científicas Ciep Barão de Itararé.

Matéria publicada em 02.09.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Gabriela Reznik

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.