Invasão no planetário

Prepare-se! Você está prestes a entrar em uma cúpula gigante habitada por extraterrestres, cercada por famintos tubarões, decorada com pirâmides do Egito e… Tudo isso é parte dos filmes em desenho animado que o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, começa a exibir a partir do dia 17 de setembro.

Você deve estar achando a notícia meio doida porque, em geral, planetários têm programação relacionada às estrelas, ao Sistema Solar e às galáxias – e não a múmias e animais marinhos! Mas é aí que você se engana: a Cúpula Galileu Galilei, do Planetário da Gávea, resolveu fazer diferente.

Há mais de 40 anos, a projeção era feita por meio de um sistema tecnológico mais antigo, que permitia a visualização apenas de temas voltados para a astronomia. Agora, o espaço adquiriu seis projetores digitais e modernizou sua estrutura. “Vamos poder projetar temas voltados tanto para a astronomia quanto para o corpo humano e desenhos animados”, conta Celso Cunha, presidente do planetário

Um passeio pelo fundo do mar é o tema de Kaluoka´hina, o recife encantado, um dos filmes previstos para projeção. “Tem até um tubarão que parece quebrar a cúpula”, adianta Celso. Em Planetas, pode-se contemplar Marte, Júpiter e Saturno em três dimensões. Para este, Celso dá a dica: “Veja antes de almoçar. A sensação que se tem é de estar dentro de uma montanha russa!” Vamos lá, conferir?!

Matéria publicada em 01.09.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Gabriela Reznik

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.