Do lixo para a mesa

A cozinha é o laboratório da casa, o lugar onde fazemos grandes experimentos. É lá que frutas, legumes e verduras, combinados com outros ingredientes, podem virar bolos, biscoitos, sorvetes, entre outros pratos de dar água na boca. Mas aqui vai um desafio: você comeria bolo de casca de banana?

Antes de torcer o nariz, saiba que cascas, talos e folhas são partes nutritivas de muitos vegetais e podem ser usadas no preparo de saborosas receitas. Quer conferir?

Bolo de casca de banana

(Ilustração: Mário Bag)

(Ilustração: Mário Bag)

Ingredientes para o bolo:
* 4 cascas de banana;
* 2 ovos;
* 2 xícaras de leite;
* 2 colheres (sopa) de margarina;
* 3 xícaras de farinha de rosca;
* 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Para a cobertura:
* ½ xícara de açúcar;
* 1 ½ xícara de água;
* 4 bananas em rodelas;
* suco de ½ limão.

Bata as claras em neve em guarde-as na geladeira. Lave bem as cascas das bananas e bata-as no liquidificador com as gemas, o leite, a margarina e o açúcar. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca, mexendo bem. Junte delicadamente as claras em neve e o fermento. Com a ajuda de um adulto, leve a mistura ao forno médio pré-aquecido em uma assadeira untada com margarina e farinha por 40 minutos.

Para fazer a cobertura, você também vai precisar de um adulto na cozinha. Derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas em rodelas e o suco de limão. Tire o bolo do forno e cubra-o ainda quente. Hummm!

E aí, o bolo está aprovado? Ele faz parte do texto publicado na CHC 207, que traz também receitas de sorvete de casca de manga, suco de casca de abacaxi com hortelã e biscoitinhos de casca de goiaba. Confira!

Matéria publicada em 22.05.2013

COMENTÁRIOS

  • Clélia Maria F´lório

    Que matéria sensacional. Delícias e evitando o desperdício.

    Publicado em 21 de junho de 2021 Responder

Envie um comentário

Viviam Campos

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.