De encher os olhos

Não é todo dia que temos a oportunidade de ver o motor de um foguete espacial sendo testado. Mas, se você clicar na imagem abaixo, terá a chance de ver um vídeo da Nasa – a agência espacial norte-americana – que mostra justamente um teste desse tipo. Uma das cenas – em que aparece uma deslumbrante labareda azul – parece até saída de um filme de ficção científica, mas não se engane: tudo o que é mostrado é real. Isso porque cientistas da Nasa estão tentando construir um novo tipo de espaçonave, que não use os combustíveis empregados atualmente – como oxigênio líquido, hidrogênio ou materiais químicos sólidos – e, sim, metano, o principal componente do gás natural. Abundante no Sistema Solar, o metano pode ser obtido em Marte, Titã, Júpiter e em muitos outros planetas e luas. Usá-lo nas naves espaciais seria a saída para reduzir o custo das missões, já que um foguete que deixasse a Terra não precisaria mais levar tanto combustível a bordo. Será esse o futuro das espaçonaves? É esperar para ver!

Matéria publicada em 19.05.2010