Crianças e jovens unidos pelo bem do planeta

Crianças participam de uma das edições da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (foto: MEC).

Que tal se reunir com meninos e meninas da sua idade para discutir o que está ocorrendo com o meio ambiente? Ouvir diferentes pontos de vista, tomar decisões em conjunto e, a partir de debates, escolher representantes que levem adiante as ideias que forem discutidas? Saiba, então, que 250 pessoas, entre crianças, jovens e professores, estão no Jardim Botânico do Rio de Janeiro fazendo justamente isso. Elas participam da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Esse evento, que acontece até o dia 19 de fevereiro, é uma iniciativa do Ministério da Educação, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. Ele, porém, não é um privilégio dos cariocas: também ocorre por todo o país. Nos meses de fevereiro e março, por exemplo, estão previstas edições em Alagoas, no Rio Grande do Norte, em Tocantins, entre outros estados do Brasil. Mas meninos e meninas do Rio de Janeiro estão aproveitando a oportunidade não só para trocarem ideias a respeito do meio ambiente, como também para aprenderem na prática sobre ele. Monitoradas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico, elas irão visitar esse local, conhecido por sua enorme variedade de espécies.

“O objetivo da conferência é entrar na escola por meio de ações que envolvam as disciplinas e que visem à participação da sociedade pelo meio ambiente, sobretudo no tempo de crise ambiental que vivemos hoje”, conta Raquel Trajber, coordenadora de Educação Ambiental do Ministério da Educação.

Sua escola não participa dessa ação? Então, dê o primeiro passo pelo bem do planeta. Clique aqui e saiba como o seu colégio – e você! – pode fazer parte dessa iniciativa. Além disso, conheça uma comunidade virtual e seja também um membro da conferência, onde quer que você esteja!

 

Matéria publicada em 18.02.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.