Crianças do mundo todo

Que tal dar uma voltinha pelo globo terrestre e descobrir como vivem as crianças da Antártica, da Polônia, do Irã, do Nepal e de muitas outras nações?

Ah! Você está com muitos compromissos agora e não pode viajar. Entendo…

E se eu lhe disser que, para isso, você só precisa pegar carona em um livro que traz muitas informações sobre os pequenos habitantes das mais variadas regiões do mundo?

Melhorou, não é? Então, saiba que essa obra já está nas livrarias. Um mundo de crianças , da Editora Panda Books, é uma aventura pelo planeta afora. Seus autores – Ana Busch e Caio Vilela – viajaram por dezenas de países e trouxeram de lá várias fotos e também dicas de seus pequenos habitantes: as crianças. (Clique aqui e confira um bate-papo com os autores).

A maior diversão das crianças do Havaí é fazer colares de flores.


Muitas crianças da Etiópia moram na zona rural.

Fazer essa viagem pelo mundo revelou que, embora de culturas diferentes, as crianças de países distintos têm, sim, muito em comum. “Claro que há diferenças de personalidade, mas, no geral, a molecada está sempre curiosa e disposta a conhecer o novo, o diferente, um hábito que os adultos acabam perdendo”, explica Caio Vilela, que ficou responsável por “clicar” meninos e meninas para as páginas do livro.

O futebol também é uma paixão para os meninos do Irã.

Acompanhando as belas imagens, você encontra também textos sobre o dia-a-dia das crianças das mais diferentes nacionalidades. É a oportunidade de saber, por exemplo, que as crianças que moram em uma região chamada Nunavut , no norte do Canadá, precisam colocar muitos agasalhos antes de saírem para brincar. Isso porque o inverno lá é rigoroso e só há luz solar duas horas por dia. Uma rotina muito diferente da vivida pelos meninos e meninas havaianas, que costumam ir à praia, fazer festas à noite chamadas “luau” e gostam muito de churrasco de peixe.

No Vietnã, as crianças maiores cuidam das pequeninas.

As crianças da Coréia do Sul, porém, ganham no quesito hábitos diferentes dos nossos. Quando vão ao cinema, por exemplo, elas não levam pipoca, como a maioria das pessoas no Brasil e em outros países do Ocidente, mas, sim, um saquinho de baratinhas bem fritas e crocantes para beliscarem.

Esquisito? Que nada, são apenas alguns dos hábitos das crianças que vivem em outros países e que merecem ser conhecidos!


Um mundo de crianças
Autores: Ana Busch e
Caio Vilela
Editora: Panda Books
Tel.: (11) 3088-8444
Preço: R$ 28,90

Matéria publicada em 27.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.