Como é que é?

Você já se perguntou para que servem as reações químicas? E como uma planta bebe água? Sabe o que significa pH? Essas e muitas outras perguntas são respondidas no novo programa “Como É Que É?”, da MultiRio. A série acompanha as aventuras de um jovem chamado Tomás na busca por soluções para suas dúvidas sobre os fenômenos da natureza e da ciência.

Na nova série de TV, um menino e sua mentora buscam respostas científicas para as dúvidas do cotidiano. (foto: Alberto Jacob)

Na nova série de TV, um menino e sua mentora buscam respostas científicas para as dúvidas do cotidiano. (foto: Alberto Jacob)

Junto com a sua mentora, Hermê, Tomás tenta entender acontecimentos que às vezes passam despercebidos. No primeiro episódio, ele derrama um pouco de água de fervura de repolho num pires com suco de limão. Mas o que ocorre em seguida? Ao tentar responder essa questão, o menino parte para a descoberta do que é pH, acidez, base e outros conceitos.

Apesar de ter sido feito para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, o programa é para todas as idades. Segundo o assessor de integração da MultiRio, Luiz Eduardo Ricon, os episódios têm o objetivo de ensinar ciência de uma maneira diferente.

“Queremos mostrar que o pensamento científico e o gosto pela descoberta podem ser criados a partir de fatos do dia a dia”, explica. “É preciso derrubar a ideia de que o cientista é aquela pessoa que fica isolada dentro de um laboratório o dia todo. A ciência está em todo lugar!”

Ficou com vontade de assistir? O programa é exibido toda quinta-feira, às 14h30, no canal Band Rio e no canal número 26 da televisão a cabo NET. Quem preferir pode conferir também na página da MultiRio. Para os professores da rede municipal, existe ainda a possibilidade de fazer o download dos episódios. Imperdível!

Matéria publicada em 19.01.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Valentina Leite

Sou apaixonada por cinema, sushi e praia. Adoro escrever, andar de bicicleta, cantar (no chuveiro) e conhecer pessoas novas! Quando pequena queria ser cientista, mas acabei escolhendo ser jornalista e agora escrevo sobre ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.