Recentemente, vimos como as distâncias medidas pelo ser humano podem ser incrivelmente diferentes umas das outras: umas gigantescas, outras minúsculas. Mas o que dizer das nossas medidas de intervalos de tempo? Será que podem ser assim tão diferentes?
A unidade de intervalo de tempo que os cientistas concordaram em usar como padrão é o segundo (s). Um segundo, curiosamente, é mais ou menos o tempo que você leva para falar calmamente “um segundo”. O coração de uma pessoa saudável bate entre uma e duas vezes a cada segundo, dependendo de se a pessoa está relaxada ou fazendo atividade física. Um pêndulo cujo fio tenha um comprimento de um metro irá levar aproximadamente 1s para ir e voltar, o que marca o tique-taque característico dos antigos relógios de pêndulo. Como já vimos, também é aproximadamente o tempo que a luz demora para ir da Lua à Terra.
Dez segundos é aproximadamente o tempo que um atleta da final olímpica da corrida dos 100 metros rasos percorre essa distância (o jamaicano Usain Bolt faz em um pouco menos!). É também classicamente o tempo da contagem regressiva para o lançamento de um foguete ou para a comemoração da chegada do Ano Novo. Um comercial de TV dura, em média, 30s.
Se juntarmos 60 segundos, temos um minuto (min), o tempo aproximado que se leva para fazer várias tarefas do dia a dia: limpar a mesa, calçar os sapatos, jogar o lixo fora. Para esquentar a comida, colocamos o prato no micro-ondas por um minuto, mais ou menos, dependendo da quantidade e do tipo de comida. Um ovo fica cozido depois de uns três minutos em água fervendo, e dez minutos é o tempo médio para se tomar um banho decente. Mil segundos correspondem a 16,7min.
Uma hora (h) contém 60min (ou 3.600s), e uma aula na escola costuma ter aproximadamente uma hora de duração. A maior parte dos filmes para o cinema dura entre 1 e 3h, e um livro mediano costuma consumir umas 10h de leitura. As marés sobem e descem em intervalos de quase 12h.
Vamos adiante. Um dia tem 24h, ou 1.440min, ou ainda 86.400s, e é o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno de si mesma. Uma semana tem sete dias; 28 dias é aproximadamente o tempo que a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra (e também em torno de si mesma). As férias escolares de verão duram em torno de 45 dias na maior parte do país. Já 55 dias é o tempo que leva para os ovos da tartaruga marinha eclodirem, e você passou cerca de 268 dias crescendo dentro da barriga da sua mãe antes de nascer.
Um ano comum tem 365 dias, ou 31.536.000s, e corresponde ao tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol. A expectativa de vida média de um cachorro é de 10 anos, enquanto a de um ser humano é de 70 anos. Netuno, o planeta mais distante, leva cerca de 165 anos para completar uma volta em torno do Sol.
O fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas tem entre 12 e 13 mil anos de idade. Os sucessivos períodos de glaciação da Terra, que provavelmente permitiram que o ser humano migrasse para o continente americano, duravam cerca de 90.000 anos cada.
A Era Cenozoica já dura 65 milhões de anos, desde o evento cataclísmico que aniquilou quase todos os dinossauros e encerrou a Era Mesozoica. Levamos cerca de 240 milhões de anos para dar uma volta completa em torno do centro da Via Láctea, nossa galáxia. A Terra já existe há cerca de 4,5 bilhões de anos, e o universo observável como um todo, há pelo menos 13 bilhões de anos.
Como você pode ver, os intervalos de tempo podem ser muito diferentes, dependendo do que se considera. Portanto, da próxima vez que ouvir de alguém “ah, dá um tempo!”, peça para seu amigo ou amiga ser mais específico.