Pedra no estômago

O Natal mal havia acabado e já nos preparávamos para o Ano Novo, sempre na casa de minha vovó Dedé. Festa e comida andavam de mãos dadas – uma boa festa não seria completa se não houvesse enorme comilança, ora! Os preparativos começavam dois dias antes: leitão pururuca, torresmos e farofa de ovos; um arroz maneiro, capeletes e espaguete caseiro… Porém, a sensação era o preparo do peru.

Na festa de Ano Novo, nossa tradição era, comer, comer... até a barriga crescer! (Foto: rickie22 / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Na festa de Ano Novo, nossa tradição era, comer, comer… até a barriga crescer! (Foto: rickie22 / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Inicialmente ele tinha de beber cachaça. Esquisito, não é? Mas era assim que o bicho era preparado. Criado com todo o carinho no quintal, na véspera da festa seu destino estava traçado. Juntava gente de tudo quanto é lado só para vê-lo embriagado. Que maldade! E, depois disso, o pobrezinho ia para a panela, completando a última etapa da comilança do Ano Novo.

Algo que me intrigava é que, toda vez que se abria a barriga de um peru, quase sempre ela estava cheia de pequenas pedras. Diziam que ele era guloso e tudo o que via pela frente engolia sem pestanejar. Uma coisa realmente estranha.

O que eu não sabia naquela época era que as pedras encontradas na moela e no estômago de aves e répteis, como os crocodilos, são engolidas por eles para auxiliar no trituramento dos alimentos. Estes animais engolem grãos inteiros e grandes pedaços de vegetais ou carne, mas não mastigam. As pedras, então, ajudam no trabalho da digestão. Outra utilidade, especificamente nos crocodilos, é que as pedras aumentam o peso do animal e ajudam-no a mergulhar, facilitando os movimentos dentro da água

As aves, por engolirem sementes e grãos muito duros, além de grandes pedaços de alimentos – como peixes inteiros –, também engolem pequenas pedras para auxiliar na trituração e digestão (Foto: David Parker / Flickr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt>CC BY-SA 2.0</a>)

As aves, por engolirem sementes e grãos muito duros, além de grandes pedaços de alimentos – como peixes inteiros –, também engolem pequenas pedras para auxiliar na trituração e digestão (Foto: David Parker / Flickr / CC BY-SA 2.0)

Incrivelmente, algumas dessas pedras são encontradas preservadas em fósseis e recebem o nome de gastrólitos. Elas podem ter tamanhos e formas bastante variados, mas geralmente são pequenos pedaços de rochas, engolidos de maneira voluntária pelos animais.

Os jacarés engolem pedras para ajudar no mergulho no fundo dos rios e lagos (Foto: Rede Jovem Rural / Flickr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/>CC BY 2.0)</a> )

Os jacarés engolem pedras para ajudar no mergulho no fundo dos rios e lagos (Foto: Rede Jovem Rural / Flickr /
CC BY 2.0)

É raro encontramos o conteúdo do estômago em fósseis. Geralmente, quando o animal morre, as pequenas pedras do interior de seu corpo são espalhadas pelo sedimento que os soterra. Porém, paleontólogos já registraram casos – como os dos fósseis do crocodilo Baurusuchus salgadoensis, encontrados em São Paulo – nos quais há gastrólitos com mais de 80 milhões de anos.

Os gastrólitos são pedras encontradas na moela e no estômago de animais que não mastigam os alimentos. Veja como têm formas e tamanhos variados (Foto: Wilson44691 / Wikimedia Commons / <a href='http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt'>CC BY-SA 3.0</a>)

Os gastrólitos são pedras encontradas na moela e no estômago de animais que não mastigam os alimentos. Veja como têm formas e tamanhos variados (Foto: Wilson44691 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

Voltando às ceias de final de ano, vale lembrar que, como nós não engolimos pedras para auxiliar na digestão, a expressão “pedra no estômago” tem um significado completamente diferente para os humanos – aquela sensação desagradável de que comemos demais. Melhor comer alimentos saudáveis e com moderação!

Matéria publicada em 13.12.2013

COMENTÁRIOS

  • Jessica

    Gastrolitos tem algum valor financeiro ou não?

    Publicado em 30 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

Ismar de Souza Carvalho de Souza Carvalho

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!