O gigante da Amazônia

Os rios da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, são o lar de um gigante das águas: o pirarucu! Considerado um dos maiores peixes de água doce que existem, ele pode ultrapassar dois metros de comprimento, pesar até 200 quilos e – veja só! – é grandioso até no nome. Confira!

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo: pode chegar a mais de dois metros de comprimento (foto: Michael Sylakowski).

O nome científico do pirarucu é Arapaima gigas. Como você já deve ter imaginado, gigas significa “gigante” ou “muito grande” em grego. E Arapaima? Ao que parece, trata-se de uma palavra pronunciada de forma errada, acredita?

A etnia Macuxi, indígenas que habitam o estado de Roraima, no norte do Brasil, e também a Guiana, chama o pirarucu de warapaimo. Quando os primeiros historiadores tiveram contato com eles, passaram a chamar, erroneamente, o warapaimo de arapaima, e este foi o nome que acabou se difundindo entre os não-indígenas, e depois virou o nome do gênero do pirarucu: Arapaima.

Mas já que o nome dado pelos Macuxis é warapaimo, o que ele quer dizer? Os Macuxis chamam de warak peixes que nós conhecemos como “jeju”. E paimo significa “muito grande”. Ou seja, o pirarucu, para eles, é um tipo de “jeju muito grande”! E bota grande nisso!

O jeju geralmente mede vinte centímetros de comprimento. Ou seja, é dez vezes menor que o pirarucu! (Foto: http://aqua-bonito.web.infoseek.co.jp)

Vermelho

Mas, diga lá: de onde vem a palavra pirarucu? Para os indígenas que falavam tupi, uma língua diferente da usada pelos Macuxis, o warapaimo tinha outro nome: pirarucu! Pira é “peixe” e urucu é “vermelho”. Mas por que se daria o nome de “peixe vermelho” a essa espécie? Basta olhar a foto desse gigante das águas doces para entender, não é mesmo?
Bom, espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os nomes deste belo peixe de escamas vermelhas dos rios amazônicos! Mês que vem eu volto, desvendando o
nome de mais um bicho. Nos vemos lá!

Língua dura
O pirarucu pertence a um grupo de peixes chamados Osteoglossiformes. O nome vem do grego osteo (osso) e glossa (língua), pois, acredite, estes peixes têm um osso na língua! O osso da língua do pirarucu é tão áspero que é usado na Amazônia para ralar o grão do guaraná!

Veja como é o osso da língua do pirarucu (foto: Henrique Caldeira Costa).

Matéria publicada em 01.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!