Se raquetes e bolas estão entre seus acessórios esportivos favoritos, você teve ser fã de tênis. Acertei? Então, da próxima vez que você estiver jogando ou assistindo a um jogo, olhe bem para o chão: é ele nosso assunto de hoje!
O tênis é jogado em uma quadra retangular de cerca de 24 metros de comprimento e 12 metros de largura, com pisos de grama, concreto, saibro ou material sintético. As quadras de saibro mais comuns são compostas por uma mistura de terra e argila, recoberta com pó de tijolo.
A argila usada na preparação de quadras de saibro é uma rocha sedimentar com grãos muito pequenos que se origina da lenta erosão de certos tipos de rochas vulcânicas. Ela é constituída basicamente por sílica (óxido de silício) e hidróxido de alumínio. Com esta composição básica, a argila é branca. Mas como é que ela adquire outras cores?
Na formação das argilas na natureza, o alumínio pode ser substituído por outros metais, como ferro, magnésio, manganês, cálcio, potássio, zinco, cobre, selénio, cobalto e molibdénio. Assim, formam-se argilas nas cores vermelha, laranja, branca, cinza, verde, azul, marrom, preta ou rosa.
A cor da argila depende do tipo do principal metal presente em sua composição e das quantidades dos outros metais secundários. As argilas contendo principalmente alumínio ou magnésio podem ser brancas ou amareladas. Já as argilas contendo principalmente ferro III (Fe2O3) são vermelhas ou alaranjadas, enquanto as argilas contendo ferro II (FeO) podem ser cinzas, creme ou esverdeadas.
As argilas azuis naturais possuem menores teores de ferro (FeO e Fe2O3) e teores mais elevados de potássio (K2O), e a cor azul é interpretada pelos cientistas como um efeito da interação entre os íons de ferro e potássio que estão localizados próximos uns dos outros na estrutura do mineral.
Apesar de existirem argilas azuis naturais, a cor azul bem intensa vista em algumas quadras de tênis foi produzida pelo homem, e já explico como. Inicialmente, foi obtida argila branca a partir do tratamento químico da argila vermelha comum, para extração do ferro. A massa resultante da mistura da argila branca com água foi cozida, formando tijolos que depois foram triturados.
Nesta etapa, o pó branco é deixado em contato por 24 horas com um pigmento azul cuja composição ainda não foi revelada pelos fabricantes. Por fim, basta separar a argila de acordo com o tamanho dos grãos para formar a base e a cobertura da quadra – os grãos mais finos formam a base e os maiores, a cobertura.
Quadra pronta, é só pegar a raquete e a bola e começar a jogar!