Libélulas do rock

Descobrir uma espécie nova é algo muito gratificante para um pesquisador, e escolher um nome para ela é o toque final de um trabalho árduo. Por isso, às vezes fico pensando: se um dia eu descobrir uma nova espécie, que nome dar a ela?

Opções não faltam. Quem sabe um nome que indique uma característica do seu corpo? Ou então do lugar onde ela vive? Talvez eu possa fazer uma homenagem a um parente ou um amigo. Que indecisão!

Libélulas são insetos carnívoros que vivem na água durante a fase de larva e são voadoras quando adultas. Seu nome vem do latim <i>libellula</i>, diminutivo de <i>libra</i> (balança). Isso porque, às vezes, esses animais param durante o voo, e seu corpo se move levemente para lá e para cá, como uma balança antiga. (Foto: Fir0002/Flagstaffotos / Creative Commons)

Libélulas são insetos carnívoros que vivem na água durante a fase de larva e são voadoras quando adultas. Seu nome vem do latim libellula, diminutivo de libra (balança). Isso porque, às vezes, esses animais param durante o voo, e seu corpo se move levemente para lá e para cá, como uma balança antiga. (Foto: Fir0002/Flagstaffotos / Creative Commons)

Esse tipo de dúvida não passava pela cabeça do biólogo Frederico Augusto de Atayde Lencioni. Especialista em libélulas, Frederico já escreveu dois livros sobre esses insetos, e descobriu 15 espécies e três gêneros novos para a ciência. Na hora de dar nome a esses animais, ele gosta de fazer homenagens à família: algumas libélulas ganharam o nome da mãe, da esposa, da filha e do filho dele. Ainda falta homenagear seu pai, o também biólogo Frederico Lencioni Neto.

Em julho de 2013, uma revista especializada apresentou ao mundo quatro novas espécies de libélulas descobertas por Frederico. Na hora de escolher os nomes, como das outras vezes, ele resolveu fazer homenagens. Porém, não foram referências à sua família, e sim à sua banda de rock favorita, chamada Queen (clique para escutar uma de suas músicas).

As quatro espécies de libélulas descritas em homenagem aos membros da banda Queen: <i>Heteragrion freddiemercuryi</i>, <i>Heteragrion brianmayi</i> e <i>Heteragrion rogertaylori</i> vivem na Mata Atlântica de São Paulo, enquanto <i>Heteragrion johndeaconi</i> foi encontrada no Cerrado de Goiás. (Fotos: Frederico A. A. Lencioni / Zootaxa)

As quatro espécies de libélulas descritas em homenagem aos membros da banda Queen: Heteragrion freddiemercuryi, Heteragrion brianmayi e Heteragrion rogertaylori vivem na Mata Atlântica de São Paulo, enquanto Heteragrion johndeaconi foi encontrada no Cerrado de Goiás. (Fotos: Frederico A. A. Lencioni / Zootaxa)

As novas espécies pertencem ao gênero Heteragrion, descrito por um pesquisador belga em 1862, que contém cerca de 50 espécies. O nome, de origem grega, pode ser traduzido como “diferente de Agrion”. Agrion significa “selvagem” ou “do campo”, e já foi usado para nomear alguns tipos de libélulas que vivem em áreas abertas. As espécies de Heteragrion são diferentes não só por causa de algumas características do corpo – como pousar de asas abertas, por exemplo –, mas também porque não vivem nos campos, e sim na mata às margens de riachos e ribeirões.

Um macho da espécie <i>Heteragrion brianmayi</i> fotografado em Ubatuba, São Paulo. Repare que as asas ficam abertas o tempo todo, uma característica desse gênero de libélulas. (Foto: Frederico A. A. Lencioni / Zootaxa)

Um macho da espécie Heteragrion brianmayi fotografado em Ubatuba, São Paulo. Repare que as asas ficam abertas o tempo todo, uma característica desse gênero de libélulas. (Foto: Frederico A. A. Lencioni / Zootaxa)

Quando teve certeza de que havia descoberto as novas espécies, Frederico entrou em contato com o guitarrista do Queen, Brian May, pedindo autorização para homenagear cada um dos membros da banda: além de Brian, Freddie Mercury, Roger Taylor e John Deacon.

O guitarrista – que também é doutor em astrofísica – ficou muito feliz com a notícia. Será que alguém não ficaria?

Matéria publicada em 02.08.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!