Essa onça vai se chamar…

Ela pode ser encontrada desde o oeste do Canadá até o sul da América do Sul. Por habitar uma área tão vasta, tem diferentes nomes populares, como suçuarana, onça-parda, onça-vermelha, leão-baio, leão-da-montanha, cougar e puma. Os cientistas, porém, a chamam de Puma concolor. Você pode imaginar o porquê? Então, vejamos…

Puma faz referência ao nome comum desse animal em quéchua, uma língua nativa dos povos da região dos Andes, na América do Sul. Seu significado parece ser “poder” ou “poderoso”. Algo apropriado para um bicho que pode saltar alturas superiores a cinco metros, não?

A suçuarana é encontrada em uma área bastante vasta, que vai do oeste do Canadá até o sul da América do Sul (foto: Roberto Murta).

Já a palavra concolor tem origem no latim e quer dizer “da mesma cor”. Mas por que ela faz parte do nome científico da suçuarana? É porque esse animal tem um tom marrom-avermelhado por todo o corpo, sem muita variação. Não é à toa, portanto, que também é chamado de onça-parda, onça-vermelha e leão-baio (baio significa castanho ou moreno)!

Aliás, por falar em nome popular, em algumas regiões, esse felino é conhecido como leão-da-montanha porque também habita áreas montanhosas. De fato, principalmente no Canadá e Estados Unidos, as montanhas são uns dos últimos refúgios naturais desta espécie. Mas é bom lembrar que ela não é um leão! Talvez sua semelhança com uma leoa possa ter sido a responsável por essa confusão…

Agora, diga lá: depois de tanto falar a palavra suçuarana, você tem ideia do que esse nome significa? Se pensou que essa é uma palavra indígena, acertou! Suçuarana tem origem na língua tupi e quer dizer “parecido com o veado” ou “veado falso”. Estranho? Pois repare na coloração do veado-campeiro, espécie encontrada no Brasil. Sua cor lembra ou não a da onça-parda?

A cor do veado-campeiro é parecida com a da suçuarana. Não é à toa que, em tupi, suçuarana quer dizer 'veado falso' (foto: Paula Hanna Valdujo).

A palavra suçuarana, a propósito, está na origem de cougar, um dos nomes usados na língua inglesa para se referir a Puma concolor. Em 1648, foi publicado o livro Historia Naturalis Brasiliae, escrito pelo holandês Willem Piso e pelo alemão Georg Marcgrave, que estiveram no Brasil, onde descreveram bichos e plantas. Nessa obra, Marcgrave chamou a suçuarana de “cuguacuarana”, palavra que deu origem a “couguar”, em francês, que acabou virando… “cougar”!
E aí? Gostou de saber mais sobre os nomes dados a esse incrível felino, a suçuarana? Então, aguarde! Em março, estaremos de volta, falando sobre outro animal. Até lá!

Saiba por que os cientistas batizam os animais com nomes diferentes do que são dados pelas pessoas. Leia o texto Muito prazer, meu nome é… 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria publicada em 10.02.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!