Cinema 3D sem óculos

Se você adora assistir a filmes em três dimensões, mas acha muito chato ter que usar aqueles óculos enormes, seus problemas podem estar praticamente resolvidos. Uma equipe de pesquisadores da Coreia do Sul criou uma técnica que dá aquela sensação legal das 3D sem a necessidade de usar lentes para visualizar a tela.

Para entender a nova tecnologia, você precisa saber como os filmes em 3D tradicionais funcionam. No fundo da sala de cinema, dois projetores enviam imagens que ficam sobrepostas na tela. Cada imagem é produzida para ser vista por apenas um dos olhos e são os óculos 3D que direcionam a imagem certa para o olho certo, enganando nosso cérebro e dando a sensação de que a imagem possui profundidade.

Dinossauro 3D

Sem os óculos, a imagem em 3D fica borrada (Foto: Flickr / wim hoppenbrouwers)

Se, durante o filme, você der uma espiada na tela sem os óculos, vai ver que a imagem fica toda borrada. Para evitar isso, o engenheiro Youngmin Kim, da Universidade Nacional de Seul, colocou uma barreira com várias lâminas verticais na frente da tela, como se fosse uma veneziana. “Cada lâmina permite que a imagem certa seja direcionada para o olho certo, funcionando da mesma forma que os óculos, mas sem precisar deles”, explica.

Já existem alguns videogames e televisões que usam uma técnica bem parecida, mas, nesses casos, o projetor fica atrás da tela e só consegue perceber o 3D quem senta bem na frente dela. “Isso seria inviável para um cinema cheio de gente, onde cada um senta em um lugar”, avalia o pesquisador.

Youngmin conta que está investindo pesado na pesquisa para que a técnica possa ser aplicada nos cinemas daqui a dois ou três anos. Estamos ansiosos!

Matéria publicada em 06.11.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.