Cinco dias como deputado federal

Se você tem irmãos ou primos mais velhos, não deixe de dar a eles essa dica: estão abertas as inscrições para a quinta edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Trata-se de um encontro promovido pela Câmara dos Deputados em que 78 alunos de escolas públicas e particulares têm a oportunidade de atuar como deputados federais de verdade.

A idéia é que os estudantes conheçam, entre os dias 10 e 14 de novembro, como é o trabalho desses representantes do povo brasileiro, ao apresentarem projetos de lei de sua autoria, que serão debatidos e votados com outros alunos.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro. Os estudantes interessados em participar devem estar cursando o Ensino Médio e ter idade entre 16 e 22 anos, tirar boas notas na escola, participar de atividades voluntárias ou do grêmio estudantil e ter um projeto de lei para apresentar.

Para se inscrever, é preciso se dirigir à diretoria da escola para preencher o formulário do evento e propor um projeto de lei ligado a um dos seguintes temas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. Uma dica: por causa das comemorações dos 20 anos da Constituição Federal, projetos de lei complementar à Constituição terão maiores chances de serem selecionados pela comissão responsável por escolher os estudantes que participarão do Parlamento Jovem Brasileiro.

Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes que participarem do evento serão pagos pela Câmara dos Deputados. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de outubro. Então, diga para seus irmãos ou primos prepararem logo um projeto de lei e deseje a eles boa sorte!

Para mais informações, acesse a página na internet do
Parlamento Jovem Brasileiro.

Matéria publicada em 04.11.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Bia-Aparecida

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.