Cientistas mirins

Se você acha que só os adultos podem ser cientistas, precisa conhecer o Clube do Pesquisador Mirim, um projeto do Museu Goeldi, que fica em Belém, no Pará. Lá, crianças a partir de oito anos aprendem sobre a diversidade das plantas e dos animais que vivem na Amazônia e, claro, saem em campo para pesquisar.

Alunos do Clube do Pesquisador Mirim apresentando trabalho

Ao final de cada ano, os participantes do Clube do Pesquisador Mirim apresentam um projeto de divulgação da ciência (Foto: Luiz Videira)

O projeto foi criado pelo biólogo Luiz Videira em 1997 e, desde então, já passaram pelo Clube mais de duas mil crianças. A cada ano, os alunos são divididos em grupos e estudam temas baseados nas pesquisas feitas pelo próprio museu.  “Com a ajuda de vídeos e jogos, eles aprendem a observar, fazer experimentos e outros passos importantes na pesquisa científica”, explica Luiz.

Menina faz anotações sobre peça arqueológica

A descrição de peças arqueológicas é uma das atividades do Clube (Foto: Luiz Videira)

No final do ano, cada grupo de cientistas mirins mostra os resultados de sua pesquisa por meio de jogos, vídeos e kits didáticos. Um exemplo é a cartilha Fauna em Libras, na qual alunos surdos criaram sinais para iguana, cutia e outros bichos da Amazônia. Depois de pronto, o material produzido pelos alunos fica exposto na biblioteca do museu para que outras crianças também possam aprender com eles.

Outras cidades paraenses, como Igarapé-Açu, Oriximiná e Parauapebas, também participam do projeto, que abre 160 vagas por ano. Se você gosta de ciência e mora no Pará, fique ligado: as inscrições para 2012 estarão disponíveis em breve na página do Museu Goeldi.

Matéria publicada em 05.01.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.