Ciência postal

Você pode estar acostumado a se comunicar com os amigos só por e-mail ou mensagens no celular, mas houve um tempo em que o grande barato era trocar cartas pelo correio. A onda era escolher um papel bacana, escrever, fechar o envelope e tascar-lhe um selo bem bonito!

Bem, ainda hoje muitas comunicações são feitas assim. E, se você começar a prestar atenção, vai ver que os selos sempre trazem imagens interessantes e com alguma história por trás. Diego Salcedo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, que o diga. Colecionador desde criança, ele decidiu estudar como os temas de ciência apareceram nos selos brasileiros.

“Os primeiros selos postais comemorativos foram emitidos em 1 de janeiro de 1900, para celebrar os 400 anos da chegada dos portugueses ao país”, conta Diego. Porém, os temas científicos só apareceram mais tarde. “O primeiro selo brasileiro que revela símbolos científicos foi emitido em 11 de agosto de 1927, por ocasião do Centenário dos Cursos Jurídicos no Brasil”, completa.

No meio de mais de dois mil selos comemorativos que circularam pelo Brasil entre 1900 e 2000, Diego identificou 104 com temas científicos. Entre os achados, estavam imagens de cientistas famosos, instituições de ciência, encontros científicos e símbolos diversos. Os temas que mais apareceram foram medicina, geografia e engenharias.

“Um dos meus preferidos saiu em 1983 e celebra a primeira expedição brasileira à Antártica”, revela o pesquisador.

Para ver esse e outros selos encontrados por Diego, confira a galeria abaixo. Quem sabe você não se anima a começar sua própria coleção?

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”5″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″ center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Matéria publicada em 10.04.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Catarina Chagas

Desde criança gosto de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.