Calendário repleto de eclipses

Imagem do eclipse total da Lua que aconteceu em janeiro de 2000.

O segundo semestre de 2007 reserva emoções astronômicas para quem gosta de ficar de olho no céu. O mês de agosto, por exemplo, está chegando ao fim, mas, antes que ele se vá, nesta terça-feira, dia 28, acontece um eclipse total da Lua. Setembro, por sua vez, nos reserva um eclipse parcial do Sol. Mas não é que o solar tem tudo para superar o lunar, ao menos na opinião dos espectadores?

É que o eclipse total da Lua começa a ser visto, no Brasil, nesta terça-feira, em um horário nada promissor: a partir das dez para as seis da manhã, horário de Brasília. Como a Lua irá se pôr às 6h08 e o Sol nascerá às 6h07, teremos apenas cerca de 18 minutos para observar o eclipse. Se não bastasse o pouco tempo disponível, a astrônoma Flávia Pedroza, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, alerta que provavelmente não será possível ver muita coisa. “Apenas quem estiver em um local com o horizonte totalmente livre talvez consiga observar o início do eclipse”, explica.

A pesquisadora, porém, lembra que, no dia 11 de setembro, acontece um eclipse parcial do Sol, que começará às 7h43 da manhã e terminará às 9h36. Portanto, é bom começar a se programar desde já. Afinal, ao contrário do que acontece com os eclipses lunares, os solares exigem cuidados especiais para a observação. “Não se pode olhar diretamente o Sol, nem mesmo usando óculos escuros”, explica Flávia. “O ideal é projetar a imagem do astro na parede”. Abaixo, descubra como fazer isso e aproveite você também a chance de ver o astro-rei de uma forma diferente.

Para ver o eclipse parcial do Sol, que acontece em 11 de setembro de 2007, pegue uma folha de papel preto grande o suficiente para cobrir o espelho e faça nela um furo de cerca de quatro milímetros. Prenda a folha ao espelho. Segure-o como mostrado na figura, a cinco ou sete metros de distância da parede, e projete sobre ela a imagem do Sol. Se preferir, você pode deixar o espelho apoiado em algum objeto, para não ter de ficar segurando-o. Pronto! Agora você pode observar em segurança o eclipse solar.

Por que acontece um eclipse?
Um eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Ele ocorre porque a Lua fica escondida por algum tempo na sombra da Terra. Já um eclipse solar parcial acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente o astro-rei.

Matéria publicada em 27.08.2007

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.