Asma??? Você tem?

Na hora de ir para a escola bate aquela dor no peito e uma falta de ar horrível. E dessa vez, não é desculpa porque não fez a lição de casa. Você acaba de ser surpreendido por uma crise de asma. Quem é que cuida de você nessas horas? Pois fique sabendo que quando o assunto é asma, você também pode fazer muito pela sua saúde.

(Ilustração: Jaca)

A asma é uma inflamação nos brônquios (canais do pulmão por onde passa o ar). No Brasil, são quase 19 milhões de pessoas com a doença, a maioria é de crianças. É no outono que a situação de quem têm asma fica mais complicada. Por causa dos vírus de gripe que circulam no ar, as crises de asma podem aumentar. Por isso, mesmo sendo criança, você pode, e deve, se cuidar.

“A participação da criança no tratamento é muito importante. E o principal é não guardar segredo quando chegarem os primeiros sintomas. Quanto mais cedo ela procurar um adulto, melhor”, explica a Dra. Marina Buarque de Almeida, que é especialista em doenças respiratórias. “Também é preciso perder o preconceito com a bombinha. Ela é uma medicação e deve ser usada sempre que necessário”, completa a médica.

Além desses, existem outros cuidados que podem ajudar a manter a saúde em dia. Aí vão algumas dicas:

– Fique atento àquilo que causa alergia em você. Poeira, mofo, cheiros fortes, como o de perfumes e desodorantes, bichos de verdade ou de pelúcia devem ser evitados.

– Lave as mãos várias vezes ao dia, principalmente, quanto tiver contato com algum amigo gripado.

– Essa não é responsabilidade sua, mas, se puder, ajude a lembrar a hora dos remédios.

– Na escola ou em casa, não descuide: é muito importante avisar ao adulto que estiver cuidando de você sempre que começar a sentir vontade de tossir, falta de ar, aperto no peito ou sintomas parecidos.

Anotou? Que bom! Ajudando a cuidar da sua saúde, sobra mais tempo para brincar!

Matéria publicada em 31.05.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.