As muitas faces de um mesmo personagem

O Rex feito pelo ilustrador Cruz é mais realista, na opinião do artista.

Embora tenha sido criado por Ivan Zigg, o Rex é desenhado também por outros ilustradores. Só que cada artista tem um estilo próprio de fazê-lo, um traço que o distingue dos outros, mas que respeita as características básicas do personagem. Quer ver só?

O Cruz, por exemplo, diz que o Rex desenhado por ele pode ser considerado mais “realista”. “O meu trabalho é assim, gosto de buscar as formas que marcam o que estou desenhando como um ser vivo, orgânico”, conta Cruz. “Mas não posso exagerar e criar garras e dentes, porque o Rex poderia parecer um monstro e ninguém o reconheceria”. Assim, quando faz o dinossauro, Cruz mantém suas características originais. “Ele é um personagem dinâmico, criativo, vivo, engraçado, tem um ar de menino”, diz.

Ainda tem o Rex feito pelo Mauricio Veneza, que considera muito bacana a chance de desenhar a mascote da CHC. “O Rex é adorável e eu tenho liberdade para desenhá-lo, o que é essencial”, conta. Maurício ressalta que isso é muito importante quando um ilustrador faz um personagem que não criou. Hoje, depois de um bom tempo desenhando o dinossauro, ele já o conhece bem, mas fala que ninguém é tão íntimo dele quanto o seu criador. “O Ivan é o pai dele, conhece tudo mesmo! O Rex dele é tão expressivo que, se deixar, ele sai correndo e foge da página!”, brinca.

O ilustrador Maurício Veneza conta como desenha o dinossauro Rex, mascote da revista Ciência Hoje das Crianças e sucesso entre os leitores da publicação.

Quem é o ilustrador da vez?

Mas se tanta gente desenha o Rex, quem escolhe o profissional que vai fazê-lo a cada vez? É o diretor de arte da CHC, Walter Vasconcelos. Ele tem a mesma função que o Ivan tinha no início da revista: organizar os textos pelas páginas e ilustrá-los. O Walter explica que se na CHC não houvesse liberdade para os ilustradores, talvez tivessem que trabalhar dentro de um padrão, com somente um ilustrador, repetindo um personagem idêntico. Seria sem graça, não é? “Queremos exatamente brincar com a questão dos estilos diferentes”, conta Walter.

Mas há algumas regras e, claro, o traço de cada ilustrador é levado em consideração. A história em quadrinhos é sempre feita pelo Ivan. Quando precisam de um desenho do Rex feito no computador, pedem ao Mauricio. Se a intenção é inovar e fazer uma leitura diferente, então é a vez de o Cruz acionar seu lápis. “Talvez em algum número futuro da CHC façamos uma matéria com cada ilustrador mostrando sua versão da Turma do Rex”, adianta Walter. Seria muito interessante, você não acha?

Matéria publicada em 09.07.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Marcella-Huche

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.