Vicente Coelho de Seabra Silva e Telles é um nome quase esquecido na história do Brasil. Mas sua contribuição para a ciência foi muito importante. Ele nasceu em 1764, onde hoje se situa a cidade de Congonhas, em Minas Gerais. Foi um dos maiores cientistas brasileiros do século 18 e é considerado um dos nossos primeiros químicos.
Os pais de Vicente, o português Manoel Coelho Rodrigues e a pernambucana Josefa de Ávila e Figueiredo, eram de ricas famílias quando se casaram em agosto de 1742. Vicente foi o sétimo filho do casal e seguiu um processo muito comum de formação da elite colonial brasileira: a iniciação nas primeiras letras no Brasil e os estudos superiores na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Pedro Krause
Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...