Quanto menor o escorpião, mais forte o veneno?

Para encontrar a resposta, é preciso uma investigação científica!

Dizem por aí que quanto menor o escorpião, mais perigoso ele é, pois seu veneno é mais potente. Mas… será que esse papo faz sentido? Pesquisadores da Irlanda resolveram investigar e reuniram informações publicadas ao longo de décadas por outros cientistas sobre a potência do veneno, o tamanho do corpo e das quelas (as “pinças”) de escorpiões de vários lugares do mundo.

O grupo analisou dados sobre 36 espécies de escorpiões e descobriu algumas coisas interessantes. Primeiro, viram que o pensamento popular faz algum sentido: de uma forma geral, quanto maior a espécie de escorpião, menos potente é o seu veneno. Além disso, escorpiões com as pinças mais robustas também costumam ter venenos mais fracos. Isso quer dizer que, ao longo da evolução, os escorpiões desenvolveram pinças mais fortes para prender e esmagar, ou venenos mais fortes para paralisar e matar suas presas, mas não as duas coisas ao mesmo tempo.

No Brasil são conhecidas cerca de 180 espécies de escorpiões, mas apenas quatro são as principais causadoras de acidentes e consideradas mais perigosas por conta do seu veneno: o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), o escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus), o escorpião-marrom (Tityus bahiensis) e o escorpião-negro (Tityus obscurus). Essas quatro espécies, adivinhe, possuem pinças longas e finas e têm tamanho pequeno a médio, medindo até uns 7 centímetros (o escorpião-negro atinge 10 centímetros).

Escorpiões maiores e com as quelas (“pinças”) mais robustas costumam ter veneno mais fraco, como o escorpião-das-rochas africano (Hadogenes troglodytes), que atinge 20 centímetros de comprimento. Já os escorpiões menores e com pinças menores costumam ter veneno mais potente, como o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que mede até 6 centímetros e é encontrado no Brasil.
Crédito: Fotos Luke Snowden/iNaturalist/CC-BY-NC-4.0 e José Roberto Peruca/Flickr/CC-BY-NC-SA

Apesar do resultado interessante dessa nova pesquisa, é importante lembrar que os cientistas estudaram a relação entre o tamanho do corpo, o tamanho das pinças e a potência do veneno de apenas 36 entre mais de 2.500 espécies de escorpiões conhecidas. Ou seja: ainda há muito a pesquisar sobre este assunto. Até porque é sabido que existem alguns escorpiões grandes e com veneno potente.

No mundo todo são registrados por ano mais de um milhão de envenenamentos de pessoas por picada de escorpião (escorpionismo). No Brasil são cerca de 40 mil casos anuais, e pelo menos uma pessoa morre em cada mil. Então, se você encontrar um escorpião, seja ele pequeno ou não, jamais tente capturá-lo! Afaste-se dele e chame um adulto

Se alguém for picado por um escorpião, deve apenas lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente.
Foto Wikimedia Commons

henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 15.08.2022