Quando criança, eu adorava brincar no quintal e na horta da minha avó Zezé. Mexendo na terra úmida, eu e meus primos competíamos para ver quem conseguia encontrar o maior número de tatuzinhos-de-jardim. Também conhecidos como tatus-bolinha, bichos-de-conta, dentre outros nomes, esses simpáticos animais são crustáceos, ou seja, parentes próximos dos camarões, lagostas e caranguejos.
Ao contrário dos seus “primos” aquáticos, os tatuzinhos são capazes de viver(e muito bem) em terra firme.Da capacidade de se enterrar no solo e de sua aparência encouraçada veio o nome “tatuzinho”. A habilidade de se esconder e viver na terra é antiga: cientistas já encontraram fósseis de tatuzinhos que viveram há 110 milhões de anos. Para os pesquisadores,esses bichos são ainda mais antigos, e existiriam há cerca de 360 milhões de anos.
Já foram catalogadas mais de 4 mil espécies do grupo dos tatuzinhos, e está enganado quem pensa que são todos “de jardim”. Existem espécies de tatuzinhos adaptadas à vida nos mais diferentes ambientes terrestres, como rochas no litoral, florestas, cavernas, montanhas, e até desertos.
No Brasil,já foram descobertas por volta de 160 espécies, número que segue crescendo à medida que novas pesquisas vão sendo feitas. Muitas espécies de tatuzinhos existem somente aqui no nosso país.
Na natureza os tatuzinhos desempenham um importante papel ecológico: eles são detritívoros, ou seja, se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como folhas e madeira. É por isso que eles são comuns em hortas, jardins e quintais.
Lá na horta da minha avó Zezé, assim que desenterrávamos os tatuzinhos, eles se enrolavam como uma bolinha, protegidos pela sua carapaça, para se defenderem. Mas logo eram devolvidos ao seu lar a salvo, após contarmos quantos tatuzinhos cada um de nós tinha encontrado. No fim, todo mundo saía vencedor, aprendendo um pouco mais sobre a vida desses pequenos seres tão interessantes.
Henrique Caldeira Costa
Departamento de Zoologia, Universidade Federal de Minas Gerais.
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse especial em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Henrique Caldeira Costa
Departamento de Zoologia, Universidade Federal de Minas Gerais.
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse especial em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Matéria publicada em 26.09.2018
Na cultura chinesa, o porco é símbolo de prosperidade e riqueza. Por esta razão, muitos cofrinhos têm o formato desse animal. E se há algo que podemos afirmar com segurança é que “para ter sempre, é preciso poupar”.
Anna Elise
Gostei de aprender sobre os tatuzinhos fofos!
Publicado em 9 de dezembro de 2018
Karollaine vitoria dos Santos
Eu achei ele bonitinho
Publicado em 8 de junho de 2020
nicolas ferrari dos santos borges
eu gostei da leitura e dos tatuzinhos tambem eles são muito fofos 🙂
Publicado em 10 de setembro de 2020
Maytê P Saionetti
Que gracinha ?
Achei eles bonitinhos.
Publicado em 11 de novembro de 2020
BEATRIZ DIAS MAZUCCHI
?
Publicado em 13 de setembro de 2021