Aprenda física se divertindo!

Você já pensou em ser astronauta ou piloto de fórmula 1? Quem sabe imaginou como seria levantar centenas de quilos sem muito esforço, como um super-herói? Ou poder dormir numa cama de pregos, como um faquir? Talvez você queira simplesmente entender melhor o que significam certos termos usados por professores de física, como força centrífuga, gravidade, densidade etc… Se você respondeu sim a alguma dessas questões, certamente adorará visitar a exposição Força e Movimento, realizada pela Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O gyrotec, uma das atrações da exposição Força e movimento, simula a falta de gravidade que o astronauta encontra no espaço.

Nessa exposição, você vai poder vivenciar em primeira mão uma série de conceitos da mecânica dos quais você provavelmente já ouviu falar, mas nunca se deu conta de como eles afetam sua vida. Mas atenção: mecânica, nesse caso, não significa conserto de carros, mas sim uma área da física que explica as forças e o movimento! A idéia da exposição é fazer você não só participar dos experimentos, como também tentar entender o que está acontecendo. E tudo sem ter que se preocupar com equações ou explicações complexas!

E o que tem para ver? São 36 experimentos que cobrem conceitos como o princípio da alavanca e a inércia. O gyrotec, por exemplo, simula a falta de gravidade que o astronauta encontra no espaço, por meio de três anéis concêntricos conectados perpendicularmente. Quando você está no centro dos anéis, a força dos seus pés e braços anula seu peso e você pode girar livremente. Já com as roldanas móveis (veja na foto ao lado), você não vai dever nada ao super-herói fortão: elas permitem multiplicar a força aplicada e, assim, erguer pessoas ou objetos pesados. Descubra ainda que não é necessário ter total controle do seu corpo para se deitar numa cama de pregos : basta que haja muitos deles! Isso acontece porque quanto maior for a área em que uma força é exercida, menor será a pressão. Quando se deita sobre centenas de pregos próximos uns dos outros, não há risco de se furar a pele!

Estes são apenas alguns exemplos. Há muito mais a ser explorado na exposição, que oferece também nos fins-de-semana oficinas que usam brinquedos para demonstrar conceitos da física e atividades especiais para os professores, que lhes permite melhorar a abordagem da física em sala de aula. Não perca essa chance de se familiarizar um pouco mais com o mundo da física! Quem sabe você acaba tomando gosto? Afinal, se uma simples maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton foi capaz de inspirá-lo a escrever a lei da gravidade, imagine o que algo como o gyrotec pode fazer com você!

Força e Movimento
Casa da Ciência
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Fone/fax: (21) 2542-7494
Dias e horários de funcionamento:
De 4 de abril a 4 de agosto de 2002
Terça a sexta: 9:00 às 20:00
Sábados, domingos e feriados: 10:00 às 20:00
Oficinas nas tardes de sábado e domingo
Atividades especiais para professores:
informações pelo telefone (21) 2542-7494
Entrada franca!

 

Matéria publicada em 25.04.2002

COMENTÁRIOS

Fred-Furtado

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?