Aparência que engana

Quem vê a bela plantinha de flores lilases Philcoxia minensis nem imagina que, por baixo do solo, ela esconde um segredo que só agora foi revelado por pesquisadores brasileiros. Ninguém diria, mas a planta do Cerrado é carnívora! Ela camufla estranhas folhinhas grudentas sob a areia para capturar sua refeição.

Flor da espécie 'P. minensis'

A mais recente planta carnívora brasileira nasce nas areias brancas do Cerrado, onde nenhuma outra planta consegue sobreviver (Foto cedida por Caio Pereira)

Nada de bife. O cardápio preferido da P. minensis inclui vermes gosmentos e compridos, chamados nematoides. Desavisados, eles viram comida quando passam por perto da planta e ficam presos em suas minúsculas folhas subterrâneas. Na superfície dessas folhinhas existem enzimas, substâncias que permitem à planta digerir os vermes e absorver seus nutrientes.

Por mais estranho que pareça, a dieta carnívora é o que garante a sobrevivência da planta, explica Rafael Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, um dos biólogos responsáveis pela descoberta do segredo da P. minensis.

“O solo do Cerrado é pobre, não tem todos os nutrientes e minerais de que os vegetais precisam, por isso essa preciosa plantinha desenvolveu essa estratégia única de alimentação”, conta o biólogo.

A ‘P. minensis’ esconde sob a areia minúsculas folhinhas grudentas que usa para capturar vermes (Foto: Stewart McPherson)

A P. minensis é a única planta da sua família que é carnívora – e olha que a família é grande, tem mais de duas mil espécies! Além de muito diferente, a plantinha é muito rara. A espécie só existe no Brasil e em um lugar muito específico do Cerrado: a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.

Por essas e outras, é muito importante conservar e região. “O Cerrado é uma formação vegetal extremamente rica”, diz Rafael. “A P. minensis é só mais um exemplo da importância de se estudar e preservar esse ecossistema tão diverso.”

Matéria publicada em 11.01.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Além de espertinha essa planta é linda!

    Publicado em 2 de dezembro de 2018 Responder

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?