Aparência que engana

Quem vê a bela plantinha de flores lilases Philcoxia minensis nem imagina que, por baixo do solo, ela esconde um segredo que só agora foi revelado por pesquisadores brasileiros. Ninguém diria, mas a planta do Cerrado é carnívora! Ela camufla estranhas folhinhas grudentas sob a areia para capturar sua refeição.

Flor da espécie 'P. minensis'

A mais recente planta carnívora brasileira nasce nas areias brancas do Cerrado, onde nenhuma outra planta consegue sobreviver (Foto cedida por Caio Pereira)

Nada de bife. O cardápio preferido da P. minensis inclui vermes gosmentos e compridos, chamados nematoides. Desavisados, eles viram comida quando passam por perto da planta e ficam presos em suas minúsculas folhas subterrâneas. Na superfície dessas folhinhas existem enzimas, substâncias que permitem à planta digerir os vermes e absorver seus nutrientes.

Por mais estranho que pareça, a dieta carnívora é o que garante a sobrevivência da planta, explica Rafael Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, um dos biólogos responsáveis pela descoberta do segredo da P. minensis.

“O solo do Cerrado é pobre, não tem todos os nutrientes e minerais de que os vegetais precisam, por isso essa preciosa plantinha desenvolveu essa estratégia única de alimentação”, conta o biólogo.

A ‘P. minensis’ esconde sob a areia minúsculas folhinhas grudentas que usa para capturar vermes (Foto: Stewart McPherson)

A P. minensis é a única planta da sua família que é carnívora – e olha que a família é grande, tem mais de duas mil espécies! Além de muito diferente, a plantinha é muito rara. A espécie só existe no Brasil e em um lugar muito específico do Cerrado: a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.

Por essas e outras, é muito importante conservar e região. “O Cerrado é uma formação vegetal extremamente rica”, diz Rafael. “A P. minensis é só mais um exemplo da importância de se estudar e preservar esse ecossistema tão diverso.”

Matéria publicada em 11.01.2012