Alerta verde

Que as plantas servem de alimento para muitos animais, você já deve saber. Mas você já pensou que elas desenvolvem diversos mecanismos de defesa para tentar evitar serem devoradas? Algumas plantas, por exemplo, produzem venenos que podem ser perigosos até para os humanos.

Existem no mundo centenas de espécies vegetais venenosas. Algumas delas têm seu veneno sempre presente, outras produzem substâncias tóxicas apenas quando se sentem ameaçadas. De uma maneira ou de outra, quando ingeridas ou em contato com a pele, as plantas venenosas podem fazer mal e as maiores vítimas de casos de intoxicação são as crianças de até 10 anos.

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou que as plantas tóxicas estão mais perto do que imaginamos. Um trio de pesquisadoras visitou 69 escolas do município do Rio de Janeiro e notou que 58 delas possuíam pelo menos uma espécie de planta tóxica – e nem sabiam disso!

Entre as cientistas estava a estatística Rosany Bochner. Ela explica que espécies vegetais como a espirradeira e a comigo-ninguém-pode são muito comuns, mas poucas pessoas sabem que fazem mal à saúde. Por isso, é importante se informar. “As plantas não são vilãs. Elas produzem veneno apenas para se defender na natureza”, destaca a pesquisadora.

Na galeria abaixo, você pode conferir algumas plantas venenosas e seus perigos. Porém, não precisa se assustar nem fugir de tudo que é verde: o mais importante é ter cuidado e não mexer nas plantas – mesmo quando estão dentro de casa ou na escola.

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”32″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″