Você viu esse inseto por aí?

Certas espécies de cigarra chegam a ficar até cinco anos sob o solo (Ricardo Pichler / CC 2.0 BY-NC-SA).

Quando pensamos em cigarras, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é aquela cantoria típica que elas fazem em certas épocas, não é mesmo? Mas onde será que esses insetos ficam quando não estão cantando? Quem mandou essa dúvida para a CHC foi a Laura Beatriz Miranda Martins, de oito anos, moradora de Belo Horizonte, Minas Gerais. A pergunta, claro, me deixou curioso. E eu corri atrás de uma resposta!

Quem me ajudou nessa tarefa foi a engenheira agrônoma Nilza Maria Martinelli, da Universidade Estadual Paulista. Ela me disse que, se a cigarra não está dando uma de cantora, é porque ainda é um inseto que está se desenvolvendo. Ou seja, que ainda está crescendo, se preparando para virar adulto. É o que chamamos de ninfa.

Todos os insetos, inclusive as cigarras, têm o esqueleto fora do corpo, como se fosse uma capa: é o chamado exoesqueleto. Como ele não estica e, portanto, não têm como acompanhar o crescimento do seu dono, precisa ser trocado ao longo da vida (Samuca / CC 2.0 – BY).

Quando ainda é uma ninfa, a cigarra fica escondida na terra, se alimentando da seiva de raízes de plantas, para crescer forte e saudável. “Para você ter uma ideia, certas espécies chegam a ficar até cinco anos sob o solo”, conta Nilza. Portanto, alô, Laurinha: se a cigarra não está cantando, é porque está debaixo da terra, se preparando para o grande dia em que sairá do seu esconderijo, pronta para arrasar no canto. Isso porque as cigarras não cantam apenas nas épocas de chuva, como muita gente pensa. Na verdade, elas começam a cantar quando já não são mais ninfas.

Portanto, assim que termina essa fase, as cigarras saem da terra e começam a cantar. Mas, atenção: somente os machos são cantores. Eles produzem todo aquele som para atrair as fêmeas e, assim, iniciar um namoro. Acho que é por isso que a sua cantoria é sempre tão animada!

Sinal de sol?
Uma outra crença popular sobre as cigarras diz que esses insetos cantam quando vai fazer sol. Como vimos, não é bem assim: as cigarras cantam quando deixam de ser ninfas. Porém, a origem dessa crença pode estar ligada ao fato de esses insetos precisarem do calor do astro-rei para atingir a temperatura certa para começar a cantar!

Matéria publicada em 18.11.2010

COMENTÁRIOS

  • miguel oliveira gutierrez

    legal, mas me deixou curioso por que canto de cigarras macho encanta cigarra fêmea?

    Publicado em 25 de outubro de 2021 Responder

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!