Viaje com d. Pedro II

Sabemos que os leitores da CHC são curiosos. Se você foi um dos que adorou fuxicar o diário da princesa Leopoldina, vai encontrar aqui outra oportunidade de desvendar segredos da família real: o Museu Imperial decidiu publicar as anotações que o imperador D. Pedro II fez durante sua viagem aos Estados Unidos, em 1876.

Dom Pedro II em foto tirada durante sua viagem aos Estados Unidos.

Dom Pedro II em foto tirada durante sua viagem aos Estados Unidos.

O diário começa em 15 de abril, quando D. Pedro II e sua comitiva desembarcaram em Nova Iorque. A visita, que durou quase três meses, incluiu vinte e oito estados norte-americanos, além da capital Washington DC, e visitas a escolas, bibliotecas, museus e instituições públicas.

Em 22 de junho, por exemplo, ele escreveu:

“Antes do almoço fui à Universidade. Belo edifício. Gostei muito de ver o gabinete de física (…). Depois de jantar fomos à Academia das Belas Artes, lindo edifício que custou mais de 400.000 dol. de subscrições, e tem uma muito notável coleção de estátuas e quadros (…). O diretor da Academia é um homem de muito bom gosto e de caráter jovial e simpático. Chama-se Claghorn. (…) A nora toca muito bem piano e recreou-me os ouvidos com músicas de Mozart e Mendelssohn. (…) À noite recebi no meu salão membros escolhidos das comissões para conversarmos sobre a exposição e finalmente fui descansar à meia-noite”.

E aí, ficou curioso e quer saber mais detalhes da viagem do imperador? Pois leia aqui. Até 7 de julho, a página será atualizada com novos trechos do diário, doado ao Museu Imperial pelo bisneto de D. Pedro II em 1948.

Matéria publicada em 25.06.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!