Uma chuva vinda do espaço!

Superdica para hoje (06/05) e amanhã (07/05): durmam cedo, coloquem o relógio para despertar por volta de 1h30min (é, na madrugada mesmo!) e torçam para o céu estar limpo. Quer saber a razão deste ritual? É que, ao logo da madrugada desses dois dias, todos que moram hemisfério sul do planeta terão a chance de assistir a um espetáculo natural vindo do espaço: uma chuva de meteoros do cometa Halley.

Você não vai precisar nem de luneta nem de telescópio para ver os cerca de 60 meteoros que riscarão o céu a cada hora a partir do horário indicado. O astrônomo Luís Guilherme Haun, do Planetário do Rio de Janeiro, explica que quanto mais escuro estiver, mais meteoros serão visíveis: “Locais de interior, com menos iluminação, são uma ótima opção, mas como o evento vai acontecer de madrugada, até mesmo nas cidades grandes vai ser possível enxergar os meteoros”, explica.

Os primeiros pontinhos luminosos surgirão a leste, na região onde fica a constelação de Aquários, por isso essa chuva recebe o nome de Eta Aquarids. Com o passar do tempo, os meteoros vão aparecer em todo o céu e lá por volta das 3h da manhã deve ser o momento em que estarão mais visíveis.

Presente do cometa Halley

O cometa Halley só pode ser visto na Terra a cada 76 anos, quando completa uma volta ao redor do Sol. A última vez em que ele se aproximou do nosso planeta foi em 1986 e só será visto de novo em 2016! No entanto, toda vez que o nosso planeta passa pelo mesmo caminho que o cometa já passou, ganhamos de presente essa chuva de meteoros. “Os pontos luminosos que veremos no céu são rastros da cauda do cometa Halley, pequenas partículas de poeira que ele deixou para trás e que caem na nossa atmosfera,” conta Luís.

Todos os anos, a Terra passa por essa poeira, mas nem sempre é possível ver tantos meteoros no céu. Portanto, aproveite essa oportunidade!

Confira aqui uma prévia da chuva de meteoros:

Matéria publicada em 05.05.2011