Um vagabundo querido por todos

Lá vem ele, com sua bengala de bambu, chapéu preto, bigode e um andar inconfundível. Conhece esse personagem? Não? Então a CHC apresenta: esse é o Carlitos – também conhecido como o Vagabundo –, personagem mais famoso de Charles Chaplin.

Charles Chaplin

Chaplin caracterizado como seu personagem mais famoso: o Carlitos (Foto: Wikimedia Commons)

Aposto que você já ouviu falar dele e, se ainda não sabe quem é, vai passar a saber, porque a Letícia Oliveira de 10 anos, moradora de Belo Horizonte, enviou um email pedindo que falássemos sobre ele. Nós, é claro, atendemos o pedido. Pronto para conhecer este superartista?

Charles Chaplin nasceu em Londres, em 16 de abril de 1889, numa região muito pobre da cidade. Desde pequeno, aprendeu, com a mãe, a fazer as pantomimas – gênero teatral no qual o ator usa a mímica para se expressar. “Ele se divertia muito com a mãe e dizia que, sem ela, não teria aprendido a pantomima. Chaplin disse também que a mãe dele o ensinou a observar o mundo, o que foi muito importante para a sua criação artística”, conta a atriz Erika Lenk, da Universidade de Campinas.

Chaplin era realmente um mestre na arte da pantomima, mas se engana quem acha que ele era somente ator: era também diretor de cinema e, nas horas vagas, acrobata, violinista, violoncelista, compositor musical e ainda jogava tênis! Mas, é claro, foi no cinema mesmo que ele se destacou…

Entre seus filmes mais famosos, podemos destacar O Garoto, Tempos Modernos e O Grande Ditador – no qual o personagem Carlitos aparece pela última vez.

Chaplin morreu no dia 25 de dezembro de 1977, mas continua encantando pessoas até hoje. Para Erika, todo esse sucesso tem uma explicação: “Ele aborda temas universais da humanidade, como o amor, o sofrimento, a fome, a pobreza, a guerra, a solidão, por meio de um humor não-verbal”. Assim, gente de todo canto do mundo pode entender e admirar sua mensagem!