Um planeta, dois sóis

Você já deve ter aprendido que a Terra gira em torno do Sol. Mas você sabia que outros planetas também se movimentam em torno de outras estrelas? Pois saiba que isso também já foi comprovado pela ciência e, agora, pesquisadores norte-americanos acabam de descobrir uma novidade: eles detectaram o planeta Kepler-16b, que gira ao redor de duas estrelas.

O novo planeta tem massa e tamanho parecidos com os de Saturno e, aparentemente, nele não existe nenhuma forma de vida. “Estamos estudando a possibilidade de este planeta ter também uma lua, o que facilitaria a existência de algum princípio de vida”, diz Laurence Doyle, que faz parte da pesquisa.

É a primeira vez que se comprova a existência de um planeta circumbinário – ou seja, que gira ao redor de dois sóis. Fico imaginando como será o amanhecer de um dia em Kepler-16b!

O planeta Kepler-16b possui tamanho semelhante ao de Saturno (Imagem: Wikimedia Commons)

 

 

Matéria publicada em 30.09.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!