Um coco pra lá de curioso

Coco-do-mar

O coco-do-mar é a maior semente do mundo e pertence à espécie (i)Lodoicea maldivica(/i) (Foto: Wikimedia Commons)

O leitor João Pedro Muniz enviou para a redação uma pergunta curiosa: qual é a maior semente do mundo? O Zíper achava que era a do abacate. Também era essa a maior que eu já tinha visto, mas decidi perguntar a um especialista se havia outra maior ainda. E não é que existe?

Antônio Carlos Silva de Andrade, pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, me contou que a maior semente do mundo é conhecida como coco-do-mar. Pode medir 60 centímetros de diâmetro e pesar 30 quilos!

Lodoicea maldivica (palmeira)

A palmeira (i)Lodoicea maldivica(/i) atinge cerca de 30 metros de altura (Foto: Wikimedia Commons)

A espécie a que ela pertence, Lodoicea maldivica, é originária das Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, e demora até três anos para germinar. “A planta precisa de 30 anos para frutificar e produzir novas sementes”, conta Antônio. Apesar desse tamanhão todo, a semente coco-do-mar gera uma palmeira de tamanho normal, medindo cerca de 30 metros de altura.

Aproveitando a conversa, resolvi perguntar também qual é a menor semente do mundo. Antônio contou que as sementes das orquídeas, como a Cattleya labiata Lindl., estão entre as menores e podem pesar 0,000002 gramas. Minúsculas, não?