Sorvete instantâneo

Na cozinha, ingredientes dos mais variados se transformam em doces, bolos, salgados… Você é do tipo que gosta de se aventurar em novas receitas e preparar quitutes? Pois hoje trago uma receita imperdível.

(ilustração: Mariana Massarani)

(ilustração: Mariana Massarani)

Você vai precisar de:
* suco de frutas da sua preferência;
* leite condensado;
* gelo;
* sal;
* saco plástico pequeno, para fazer sacolé;
* saco plástico grande;
* luvas de borracha.

Para começar, misture, em uma vasilha, quantidades iguais de suco de fruta e leite condensado. Coloque a mistura no saco plástico pequeno e feche-o com um nó.

No saco plástico maior, coloque dois copos de gelo moído (que você pode produzir quebrando os cubos com um socador de madeira) e acrescente meio copo de sal. É hora de colocar suas luvas de borracha, para proteger as mãos do frio enquanto manipula o gelo.

Então, coloque o sacolé dentro do saco maior, de forma que fique totalmente envolto pelo gelo, que agora já deve estar meio derretido por causa do sal. Retire o excesso de ar do interior e feche o saco plástico grande.

Manuseie, como se estivesse amassando o saco gelado. Quando perceber que a mistura de suco com leite condensado ganhou consistência cremosa, abra o saco grande, retire o sacolé, faça um furinho em uma das pontas e… é hora de se deliciar!

Enquanto saboreia a guloseima, pense: qual foi a função do sal nessa história? Conte pra gente nos comentários!

Matéria publicada em 24.02.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!