Sorriso de bicho

A leitora Lara Alves me deixou muito curioso. Ela enviou uma mensagem para a CHC Online perguntando se existe algum animal que sorri assim como os humanos.

Para tirar essa dúvida, conversei com o neurocientista Adolfo Reis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele me explicou que nenhum animal, além dos humanos, mostra os dentes para sinalizar alegria. “No caso dos cachorros, por exemplo, o sorriso com dentes é uma demonstração de agressividade”, disse. “Mesmo os chimpanzés, que têm as expressões mais parecidas conosco, mostram os dentes como forma de demonstrar submissão”.

Os humanos são os únicos animais que mostram os dentes para demonstrar felicidade. Mesmo o ‘sorriso’ do chimpanzé não é de alegria como o nosso.  (Foto: Lucas Vieira Moreira / Flickr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Os humanos são os únicos animais que mostram os dentes para demonstrar felicidade. Mesmo o ‘sorriso’ do chimpanzé não é de alegria como o nosso (Foto: Lucas Vieira Moreira / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

No entanto, isso não significa que os animais não usem outros mecanismos para demonstrar seus sentimentos. “Quando estão contentes, os ratos produzem sons que humanos não conseguem ouvir”, contou Adolfo. “Além disso, eles também dão saltos, literalmente pulam de alegria”.

Cada espécie tem sua própria forma de demonstrar sentimentos. Conhecendo os animais, aprendemos a perceber isso. Por exemplo, você já deve saber que, para descobrir se um cachorro está feliz, em vez de procurar um sorriso, é melhor olhar do outro lado. Uma cauda abanando vale mais do que mil risadas!

Matéria publicada em 15.01.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!